Pular para o conteúdo

Recuperação e cuidados após RTU Bexiga e Cistoscopia.


Recuperação pós-operatória do procedimento R.T.U. de bexiga

Recuperação pós-operatória do procedimento R.T.U. de bexiga

Olá, seja muito bem-vindo novamente!

Hoje eu vou falar para vocês sobre a recuperação pós-operatória do procedimento chamado R.T.U. de bexiga, que é a ressecção endoscópica da bexiga. É um procedimento muito comum para o diagnóstico e tratamento do câncer de bexiga.

Antes de tudo, não deixem de navegar pelos nossos canais nas redes sociais, se inscrever no nosso canal no Youtube e compartilhar o conteúdo que achar interessante.

Após acordar da anestesia, você perceberá um dispositivo saindo pelo canal da urina, chamado sonda vesical. A sonda vesical é um dispositivo de borracha que tem a finalidade de fazer com que o soro entre e saia da bexiga, acelerando a recuperação pós-operatória. Essa lavagem de soro dentro da bexiga evita a formação de coágulos e contribui para uma recuperação e cicatrização mais rápida. Alguns pacientes têm receio de que a sonda saia sozinha, mas isso não acontece graças a uma parte final da sonda que é um balão. Esse balão fica dentro da bexiga e impede a sua saída através do orifício do colo vesical.

Em seguida, você irá para o quarto para fazer a recuperação adequada. Normalmente, não é necessária a terapia intensiva ou UTI. 24 ou 48 horas é o tempo médio que o médico perceberá a não necessidade do uso dos dispositivos. Quando a urina estiver clara, é provavelmente o momento da retirada da sonda. A retirada da sonda não dói e é uma coisa simples. O paciente, a partir dali, apresentará a capacidade de ter uma micção espontânea e receberá alta hospitalar.

Nos primeiros dias, é comum ter um sangramento na hora de urinar, normalmente um sangramento leve e que não deve ser preocupante. A presença também da ardência miccional na hora de fazer xixi também não é incomum nesses casos. Com as medicações prescritas pelo seu médico, costuma resolver nos próximos dias. Não deve ser uma preocupação relevante. Se houver algum sintoma mais intenso, como uma dor que não melhora com água ou uma forte que está prendendo a capacidade de você urinar, é importante entrar em contato com seu médico para ele esclarecer e tomar as devidas precauções.

Como eu falei, esse procedimento é feito para a retirada de um nódulo suspeito, uma lesão dentro da bexiga, que pode ser um câncer. Esse nódulo é retirado e enviado para análise. Depois de alguns dias, teremos o resultado final conclusivo da retirada desta lesão e daí saberemos se era uma lesão maligna ou benigna, e enfim definir os próximos passos.

O outro procedimento muito comum para análise da bexiga é a cistoscopia. A cistoscopia nada mais é do que uma endoscopia da bexiga. Ela é muito semelhante à ressecção endoscópica, porém a intenção é olhar a bexiga, definir lesões ou alterações que existam e enfim fazer biópsias necessárias. É um procedimento que é feito comumente com a sedação leve e, por isso, o paciente vai embora em poucas horas após o procedimento, sem sonda e urinando de forma normal.

Espero que essas orientações possam contribuir com sua recuperação pós-operatória. Lembre-se sempre: qualquer dúvida, entre em contato com seu médico. Um abraço e até o próximo!

  • Navegue pelos nossos canais nas redes sociais
  • Inscreva-se no nosso canal no Youtube
  • Compartilhe o conteúdo que achar interessante

Fonte: RTU Bexiga e Cistoscopia: Recuperação e Cuidados Pós operatórios por iURO – Instituto de Urologia Robótica e Oncologia