Pular para o conteúdo

Recorrência de Hematoma Subdural: Possibilidade de Reaparecimento e Prevenção.


E vamos lá! Recebemos uma pergunta sobre hematoma subdural em um vídeo aqui. O hematoma subdural é muito comum em pacientes idosos, relacionado principalmente ao envelhecimento. Com a idade, o cérebro vai atrofiando um pouquinho, deixando mais espaço entre o cérebro e a caixa craniana. Isso pode fazer com que alguns vasinhos se rompam com uma pancada mínima na cabeça. A grande preocupação de muitos pacientes é se o hematoma pode voltar, mesmo que tenha sido tratado.
A resposta é que, infelizmente, a recidiva de hematoma é uma possibilidade real, especialmente em casos de hematoma subdural crônico, quando o cérebro não volta ao normal. Quando operamos, nosso objetivo é parar o sangramento, mas muitas vezes há atrofia cerebral e vários vasos pontes podem sangrar novamente. É uma realidade que precisa ser acompanhada com exames de imagem.
Existem fatores de risco que predispõem a recidiva, como uso de anticoagulantes e antiagregantes, pacientes com hematomas muito antigos que têm septações ou fenestrações, hematomas muito grandes que comprimem o cérebro por um longo período.
Para pacientes que têm esses fatores de risco, o médico pode prescrever uma medicação para evitar a recidiva, mas também é importante avaliar com um cardiologista. O risco é baixo a moderado, dependendo do caso de cada paciente.
Fonte: Hematoma Subdural pode voltar ? Posso Ter novamente? por Julio Pereira – Neurocirurgião