Pular para o conteúdo

Reações de eliminação: Desidroalogenação e Desidratação – Guia explicativo.


E aí, galera! Hoje vamos falar sobre reações de eliminação, mais especificamente a desidro-halogenação e a desidratação de álcool. Se você é novo por aqui, não esqueça de se inscrever no meu canal, porque toda semana trago novos vídeos para que você domine a química do Enem, da escola e de qualquer outro vestibular que deseje fazer.
Na desidro-halogenação, também conhecida como saída de HX, um halogênio e um hidrogênio são retirados de um haleto de alquila na presença de hidróxido de potássio em solução alcoólica. O HX representa HF, HCl, HBr ou HI, ou seja, ácidos hidrácidos com halogênio.
Para realizar essa reação, é necessário seguir uma regra: o hidrogênio sairá preferencialmente do carbono vizinho ao halogênio menos hidrogenado. Na eliminação, diferentemente da adição, tira-se átomos que são diferentes, e para isso é preciso tirar a dupla entre os átomos de carbono que perderam átomos.
Já na desidratação de álcool, é preciso usar um agente desidratante, como o ácido sulfúrico. Essa reação pode ser intra ou intermolecular, e a temperatura é determinante para essa escolha. Quando a reação ocorre em temperaturas elevadas, geralmente entre 170 e 180 graus Celsius, é feita a desidratação intramolecular. Já em temperaturas um pouco mais baixas, por volta de 140 graus Celsius, é realizada a desidratação intermolecular.
Na desidratação intramolecular, é necessário quebrar ligações químicas mais fortes, como a ligação de hidrogênio. Já na desidratação intermolecular, as ligações são mais fracas.
Bom, galera, é isso! Espero que tenham gostado da aula e não se esqueçam de aplicar essas regras para dominar a química e arrasar no Enem e em qualquer outro vestibular que fizerem!
Fonte: REAÇÕES DE ELIMINAÇÃO: DESIDROALOGENAÇÃO E DESIDRATAÇÃO por Professor Gabriel Cabral