Pular para o conteúdo

Radiografia de Coxal e Articulações Coxofemorais


Olá, seja muito bem-vindo! Eu sou Luciana e estou aqui com o Zete para falar sobre o posicionamento radiográfico das articulações coxofemorais e do coxal. A Cone nos acompanha para orientar vocês sobre os posicionamentos necessários para avaliação dessa região.
Para começar, vamos colocar o paciente em decúbito dorsal, com a Calha devidamente ajustada para uma correta colimação do chassi. É importante identificar o lado direito e esquerdo da articulação e é recomendado colocar algum objeto metálico ao lado do chassi para uma melhor identificação.
A Fatinha do paciente deve ser utilizada para fazer a contenção dos membros, com uma contenção física dianteira para que o focinho do paciente fique apontado para o teto, evitando rotações na coluna vertebral e garantindo um bom encaixe. O coxal é simétrico, portanto, para uma avaliação adequada, é necessário que haja assimetria no posicionamento.
O padrão para avaliação das articulações coxofemorais é com membros estendidos e leve rotação medial dos membros até que fiquem na troca e no sulco troclear, em posição ventro-dorsal. O rabinho do paciente também deve estar estendido e às vezes, é necessário utilizar um apoio para mantê-lo nessa posição.
Já para a avaliação radiográfica do coxal, é obrigatória a inserção dos joelhos na imagem porque o posicionamento dos joelhos interfere diretamente no posicionamento das articulações coxofemorais. É importante mencionar a posição da perninha de Ram ou frog leg, com membros flexionados e colimação centralizada da pelve para casos de suspeita de dor ou quando há sobreposição.
Na projeção lateral da pelve, colocamos o paciente em decúbito lateral e podemos usar almofadas para apoio, deixando-o mais paralelo possível à mesa para uma radiografia mais precisa.
Essas foram nossas instruções para um correto posicionamento radiográfico das articulações coxofemorais e do coxal. Não esqueça de nos seguir nas redes sociais e compartilhar o vídeo se gostou do conteúdo. Até a próxima!
Fonte: Exame radiográfico do coxal e de articulações coxofemorais por Laudosvet Telerradiologia Veterinária