Pular para o conteúdo

Quebrei o punho ou quebrei o pulso? Saiba a diferença e entenda qual é o correto.





Diferença entre Cunho e Pulso

Diferença entre Cunho e Pulso

Sejam bem-vindos ao canal Não é Marcelo Amado e hoje vamos falar sobre a diferença entre os termos Cunho e Pulso.

Antes de começar, eu gostaria de pedir para você curtir o vídeo e se inscrever no canal. Se você já foi inscrito, não se esqueça de ativar o sino das notificações para poder receber nossos novos vídeos.

Vamos começar?

Muitas pessoas confundem a diferença entre Punho e Pulso. O Punho é a região anatômica compreendida entre o Rádio Digital e os ossos do Carpo, que são os nossos pequenos ossos que ligam o Antebraço à mão, como você pode ver na figura. Portanto, quando você quebra o osso nessa região, o certo é falar que você quebrou o Punho e não um Pulso.

Imagem do Punho

Já o termo Pulso é utilizado para falar do movimento feito pela matéria quando o sangue é bombeado pelo coração. Cada batimento do coração funciona como uma bomba que empurra sangue para as partes mais distantes do corpo. Com a batida, existe uma onda que se propaga pelo corpo e é possível senti-la com a mão. Essa onda que chamamos de Pulso.

Uma curiosidade: Os principais locais que podemos sentir o Pulso são:

  • As Artérias Carótidas, que ficam no pescoço.
  • As Artérias Radiais, que ficam no Punho.
  • As Artérias Femorais, que ficam na Coxa.
  • A Artéria Poplítea, que fica no joelho.
  • A Artéria Pediosa, no pé.

O Pulso é importante para saber se a pessoa está viva, ou seja, se tem batimento cardíaco. Também é importante para saber a frequência cardíaca, pois teoricamente, cada Pulsação corresponde a uma batida no coração. Além disso, é importante para avaliar se há uma circulação boa e uma artéria sem lesão, em casos de fraturas e lesões nos membros. Qualquer diminuição ou não palpitação do Pulso pode indicar uma lesão na artéria.

Para finalizar, mais uma curiosidade: Você sabe a média de batimentos por minuto de uma pessoa em repouso? Normalmente, entre 60 e 80 batimentos, mas em movimento, pode chegar a 180 ou 200, dependendo do tipo de atividade física realizada pelo paciente. Outra curiosidade é que o Pulso sempre deve ser palpado com dois dedos e nunca com o polegar. Isso acontece porque o polegar possui seus próprios vasos de circulação, então às vezes você pode confundir o Pulso do Polegar com o Pulso da pessoa.

Agora que você já sabe a diferença entre o Cunho e o Pulso, lembre-se: o Cunho é a região anatômica compreendida entre o Rádio e os ossos do Carpo, enquanto o Pulso é referente ao batimento do coração nas artérias.

Caso você tenha sido diagnosticado com algum problema no Cunho que necessite de cirurgia, saiba que é muito comum e recomendado solicitar uma segunda opinião médica. Existem empresas especializadas em emitir essa segunda opinião médica para te ajudar a decidir se deve ou não fazer a cirurgia. Caso você deseje saber mais sobre como funciona, clique no link na descrição desse vídeo.

Eu espero ter ajudado. Não esqueça de curtir e compartilhar com suas amigas. Um abraço e até a próxima!


Fonte: QUEBREI O PUNHO x QUEBREI O PULSO – Qual o certo? por Canal das Fraturas