Pular para o conteúdo

Quando fazer o exame de intolerância à lactose: dicas e informações importantes.


Teste de intolerância à lactose: quando fazer?


Teste de intolerância à lactose: quando fazer?

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Samuel Dalle Laste e sou médico. Este é o nosso espaço aqui no YouTube para discutirmos temas relacionados à saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Hoje, vou falar rapidamente naquela dica de segunda-feira sobre esse exame que tantos pacientes me perguntam no consultório: “Dr., o que que você acha de eu fazer um exame de intolerância à lactose?”

Então, vamos lá. Eu não vou dar a resposta. Nós vamos raciocinar juntos, ok?

Onde eu encontro lactose? Eu encontro lactose somente em produtos que contenham leite. Então, eu vou ter lactose no leite, no queijo, no iogurte, na manteiga. Porém, esses alimentos todos, além da lactose, eles contêm caseína, que é a proteína do leite. Lactose é o açúcar do leite, caseína é a proteína que está no leite e que já postei aqui já fiz um vídeo sobre leite para vocês falando de todos os malefícios. É de levar até o nosso intestino essa grande proteína que causa processo inflamatório, trazendo rinite, sinusite, candidíase, rosácea, trazendo ansiedade, depressão, síndrome do pânico e insônia. Tudo isso pode estar relacionado ao consumo da caseína.

Agora vamos lá. Se sempre que eu tiver caseína, eu vou ter lactose… Me explica: Qual é a lógica de eu fazer um exame para ver se o indivíduo – no caso, paciente – ele tem intolerância à lactose? Porque se o exame der o resultado negativo, que ele não tem intolerância à lactose, eu vou ter que orientá-lo e não consumir lácteos. Por quê? Porque não é lactose o problema, é a caseína. E se ele tiver intolerância à lactose, eu vou ter que orientá-lo a não consumir lácteos, ou seja, o resultado desse exame não vai mudar a conduta. A conduta é não consumir leite e seus derivados.

Então, é um exame chato de fazer que o paciente tem que ficar no laboratório, sem submetendo algumas picadinhas ali, fazer uma curva de intolerância à lactose e, no final das contas, a conduta não vai mudar, pois os seres humanos devem, de uma vez por todas, aceitar o desmame. Acabou o leitinho da mamãe, secou, não tem mais leite no peito da mãe. Pronto, a gente troca por outra coisa que não seja um leite de outro animal. Tomar leite de cabra, leite de cadela, leite de gata, de ratinha, de macaca ou de vaca, isso não cabe a nós seres humanos.

Eu espero que tenha gostado desse vídeo. Se gostou, dá um like, compartilha no grupo de família com aquelas pessoas que você sabe que ainda não aceitaram o desmame. E se você ainda não faz parte do grupo VIP que recebe com o Teu é muito exclusiva aqui no meu canal semanalmente, a oportunidade tá aqui. Você pode se inscrever abaixo desse vídeo. Tem um link. Faça parte desse grupo e desfrute desse conteúdo todo que a gente proporciona semanalmente aí pra você. Tá bom? Fica aqui, então, o meu muito obrigado.

Fonte: Quando fazer o exame de INTOLERÂNCIA À LACTOSE? [DICA #76] 🤔🥛 por Dr. Samuel Dalle Laste

Marcações: