Pular para o conteúdo

Qual a melhor forma de tratar febre: antitérmicos ou outros métodos?

Resposta à pergunta sobre febre e antitérmicos

Olá amigos do Youtube, vamos responder agora a pergunta feita pelo F22VB. Ele diz:

“A febre é um mecanismo que o corpo utiliza contra eventuais invasores. Como é que dentro desse quadro a pessoa, tendo febre alta ou não, funcionam os antitérmicos? Realmente a febre faz parte do mecanismo de defesa dos organismos?”

Porque as bactérias, principalmente, mas os vírus também gostam de viver a 37 graus, que é a temperatura de dentro do nosso corpo, a temperatura do sangue que circula nossos vasos é essa temperatura ideal para eles. Sentem essa temperatura elevada para 38-39 graus, em grande parte, uma parte significativa desses germes são incapazes de se multiplicar ou morrer mesmo. E aí o que a gente faz com uma febre?

Dá um sinal de sintomas muito desagradáveis, dor no corpo, um grande mal-estar. A gente tem um antitérmico para fazer a febre baixar. Teoricamente, é um contrassenso, lá, porque se a febre subiu, nós vamos fazer como mecanismo de defesa? A gente vai jogar a temperatura para baixo. Na verdade, existe um ponto de equilíbrio.

Eu sempre aconselho o seguinte: se você está com febre baixa, que não está provocando grandes sintomas, aí é o caso de tomar remédio. Não é o caso de tomar antitérmico. É importante, inclusive, você anotar no papel quanto está a temperatura, porque, se você precisar ir ao médico, é importante para ele ver a curva térmica. Essa febre vem mais de manhã? Se vem à tarde? Se vem à noite? Quanto ela vai?

Agora, chega um ponto que a febre começa a provocar profundo mal-estar, está mal-estar muito grande. Aí é hora de anotar a temperatura. Em geral, nessa fase, está acima de 38 graus e, às vezes, bem mais alta do que isso, chega a 39, 39.6. Tomar um antitérmico, a gente tem um limite que a gente deve respeitar. Chegou a 39 graus, toma o antitérmico, porque é a febre muito alta também pode provocar outro tipo de problema. Em criança pequena, pode dar até convulsões.

Existem vários tipos de convulsão. Os dois mais conhecidos são as crises de ausência, o pequeno mal, e as crises chamadas de grande mal.

  • Respeite o limite de 39 graus para tomar antitérmicos;
  • Anote a temperatura para mostrar ao médico;
  • Em caso de febre baixa, não é necessário tomar antitérmicos;
  • Em crianças pequenas, a febre alta pode provocar convulsões.

Fonte
Deve-se tomar antitérmicos para baixar febre? | Drauzio Comenta #17 por Drauzio Varella