Pular para o conteúdo

Pyelonephritis: Causes, Symptoms and Pathology of Urinary Tract Infection

Com Pielonefrite Aguda

“Pielo” significa pelvis e “nef” se refere aos rins, então nesse caso é a pelvis renal, que é a estrutura em funil que drena a urina para o ureter. E “ite” significa inflamação. Então, a pielonefrite aguda descreve uma inflamação renal que se desenvolve relativamente rápido, em geral decorrente de uma infecção bacteriana.

Uma infecção do trato urinário, ou ITU, é qualquer infecção do trato urinário, o que inclui a porção superior do trato urinário, os rins e os ureteres, e a porção inferior do trato urinário, a bexiga e a uretra. Então, a pielonefrite aguda é uma infecção do trato urinário superior.

A pielonefrite aguda é frequentemente causada por uma infecção ascendente. Isso significa que as bactérias começam colonizando a uretra e a bexiga, o que seria uma infecção do trato urinário inferior, e sobem pelo ureter até o rim. Portanto, uma ITU superior compartilhados mesmos fatores de risco que a ITU inferior. Coisas como sexo feminino, relações sexuais, cateter permanente, diabetes mellitus e obstruções do trato urinário.

Um dos principais fatores que aumentam o risco de ter uma ITU superior a partir de uma ITU inferior que se espalha para cima é o refluxo vesicoureteral, ou RVU, que ocorre quando a urina consegue retornar pelo trato urinário. Isso pode ocorrer quando o orifício da vesícula uretral não funciona. O orifício da vesícula uretralé uma válvula de sentido único que permite que a urina flua de cada ureter para a bexiga, mas não no sentido contrário. O RVU pode ser resultado de um defeito congênito primário ou pode ser causado por obstrução do colo da bexiga. Ele aumenta a pressão na bexiga e causa deformação na válvula. Como se não bastasse, a obstrução também leva à estase urinária, em que a urina fica parada, o que facilita para as bactérias aderirem e colonizarem o trato urinário.

Nas infecções ascendentes que causam pielonefrite aguda, os organismos mais comuns são E. coli, Proteus e enterobactérias, todas usualmente encontradas na flora intestinal. Os rins também podem ser infectados por uma infecção hematogênica, ou disseminada através da corrente sanguínea, apesar de ser bem menos comum. Usualmente, a pielonefrite disseminada pelo sangue é consequência de septicemia ou bacteremia, que é a presença de bactérias no sangue, assim como da endocardite infecciosa, uma infecção da camada externa do coração. Nesses casos, os organismos mais comuns são estafilococos e E. coli, novamente.

A pielonefrite aguda, em geral, é unilateral, afeta apenas um rim e quando as bactérias atacam, elas normalmente começam por aderir ao epitélio dos túbulos renais, o que desencadeia uma reação inflamatória. As quimiocinas atraem os neutrófilos para o interstício renal, mas tipicamente há glomérulos e vasos renais de reserva. À medida que os neutrófilos se infiltram e morrem, seguem caminho pelo trato urinário e são eliminados na urina. Então, as pessoas com pielonefrite aguda costumam ter leucócitos na urina. Às vezes, as células ao redor da proteína inflamatória tomam a forma do túbulo, que então é eliminado pela urina e é chamado cilindro de leucócitos. Os pacientes também podem apresentar aumento das células brancas do sangue, chamado de leucocitose. E, como resultado da reação imunológica infecciosa, os pacientes podem apresentar febre, calafrios, náusea e vômitos, assim como dor no ângulo costovertebral. Esses sintomas sistêmicos normalmente diferem a pielonefrite aguda de uma infecção do trato urinário inferior.

O tratamento normalmente inclui antibióticos e manter o paciente bem hidratado. Como na maioria das infecções bacterianas, há a possibilidade de um abcesso renal como uma das complicações. E se há infecções recorrentes, que é o caso em pessoas com um problema anatômico que permite que as bactérias causem infecções facilmente, isso pode levar à pielonefrite crônica, assim como necrose papilar, a morte do tecido papilar renal, que tem um prognóstico muito pior, pois pode afetar o funcionamento do rim como um todo.

Recapitulando! A pielonefrite aguda é tipicamente uma infecção bacteriana do trato urinário superior, que normalmente se desenvolve a partir de uma infecção do trato urinário inferior, especialmente em pessoas com refluxo vesicoureteral. A infecção causa sintomas sistêmicos como febre e dor no ângulo costovertebral e é tratada com antibióticos.

Obrigado por assistir! Você pode nos apoiar doando no Patreon, assinando nosso canal ou contando sobre nós nas mídias sociais.

Fonte: Acute pyelonephritis (urinary tract infection) – causes, symptoms & pathology por Osmosis from Elsevier