Pular para o conteúdo

Psoríase e suas consequências nas articulações.

Pouca gente sabe disso, mas a psoríase tem uma forma articular que pode inflamar as juntas das articulações, causando mal nas juntas do joelho, tornozelos e pés, e que pode inclusive afetar a coluna lombar, sacral e até mesmo a coluna cervical. Essa manifestação que chamamos de Artrite psoríase pode afetar três em cada dez pacientes com psoríase, então, se você tem psoríase, gostaria de saber sobre esse assunto.

A psoríase é uma doença autoimune muito mais complexa do que apenas uma doença que faz manifestações da pele. Hoje, sabemos que a doença engloba muito mais do que as manifestações cutâneas e é uma doença autoimune crônica que necessita de um acompanhamento regular e muitas vezes multidisciplinar. Esse processo inflamatório aumenta ainda o risco de uma pessoa com psoríase de ter doença cardiovascular, infarto, AVC e até um aumento de mortalidade. Por isso, o acompanhamento dessa doença é muito mais complexo do que simplesmente tratar as manifestações de pele.

Falando especificamente das manifestações articulares, a artrite psoriátrica pode ser identificada quando uma pessoa com psoríase já teve manifestações como inflamação nas articulações das mãos, joelhos ou tornozelos, com inchaço articular, dor, vermelhidão, calor local ou diminuição da mobilidade. Isso pode indicar inflamação da junta que pode vir a se tornar um caso de artrite. Outros sintomas que podem aparecer na artrite psorítrica é a dactinite, que é quando um dedo ou alguns dedos ficam completamente inflamados e alguns lugares chamam também de dedo em salsicha, que é um sinônimo de dactinite. Outras manifestações frequentes da artrite psoriátrica são a dor na sola dos pés ou na localização do tendão de Aquiles, e a dor lombar característica inflamatória, que aquela dor que geralmente é pior pela madrugada ou pela manhã que faz muita rigidez.

É importante ressaltar que a região cervical também é uma região muito frequentemente acometida em pacientes que tem a psoríase e a artrite psoríase. Além disso, diarreia ou sangramento nas fezes por inflamação do intestino pode acontecer em associação com doença inflamatória intestinal ou pode ser apenas uma manifestação da artrite psoríase.

Os tipos de psoríase mais frequentemente associadas com artrite psoríase são a psoríase invertida, que afeta as dobras do corpo (como por exemplo, nas virilhas e axilas), a psoríase em placas nas unhas, que afeta as unhas, a psoríase em placas extensas, que pega o corpo inteiro, a psoríase de couro cabeludo, afetando região da nuca, do próprio couro cabeludo, a psoríase genital e a psoríase que pega a região interglútea e umbigo.

Caso você tenha psoríase e sinta dor nessas regiões que eu mencionei, o primeiro passo é procurar um médico reumatologista, que é o médico especialista no tratamento da forma articulada da doença. Durante a consulta, ele vai explorar melhor os seus sintomas, identificar se esses sintomas podem ser relacionados com a artrite psoriátrica e investigar outras possibilidades além da própria psoríase. Por fim, o médico vai solicitar exames de sangue e exames de imagem, a depender da localização em que você estiver tendo as manifestações.

É muito importante que você faça esse tratamento da artrite psoríase, pois ao contrário do que acontece com as manifestações cutâneas, que apesar de serem feias, elas não provocam uma destruição à saúde. A artrite psoríase pode sim provocar deformidades permanentes, algumas delas muito características como o dedo em ampulheta e destruir outras articulações, como na coluna lombar e cervical.

O tratamento da artrite psoríase vai depender da manifestação que o paciente tem. Em alguns casos, quando a manifestação é mais branda e pega poucas articulações, o tratamento pode ser feito apenas com anti-inflamatórios. Já nos casos mais graves, que fazem manifestações que não respondem ao tratamento, como anti-inflamatórios ou moduladores, pode ser necessário o uso de medicamentos imunobiológicos.

Se você tem psoríase e acredita que tem manifestações compatíveis com o que eu acabei de falar, agende uma consulta com um reumatologista para que seja feita a investigação correta e tratamento adequado.

Fonte: Assim a psoríase destroi as juntas por drthalesazevedo