Pular para o conteúdo

PSA: Qual é o seu valor para detectar câncer de próstata? – Entrevista com Dr. Felipe Ades, urologista.

Então, o momento do ano é de um valor. Márcio, você está com esse calor aqui, já a partir daqui é câncer de próstata. Não tem um valor máximo, um valor mínimo que chegou não tem câncer, e Márcio tinga tem câncer, com certeza. A gente tem que usar algumas coisas para modificar o pará para poder saber se aquele PS é um valor que diz respeito a uma suspeita. Uma das coisas que a gente usa é a quantidade PS em relação ao tamanho da próstata, né? A próstata de ontem era de 20 gramas, então um PS de 12 é assim até byné uma parte de 20 gramas. Agora, se aproximam 20 gramas, o PS está 5, tem muito potencial por aquela porta daquele tamanho.

A gente acha que um homem que tem uma proposta que ele está estimando, ele por um exame de imagem que tenha 80 gramas, nos acontece né, nem progesterona prostática benigna e o PS é 6, a gente ficaria mais tranquilo. Convence a de seis, uma proposta de 80 gramas. Eu acho que isso não é uma verdade absoluta, essas têm que responder a outra coisa que a gente leva em consideração para avaliar se o TSE é importante ou não é a velocidade com que ele vai mudando ao longo do tempo, né? Não é uma dose simples, é uma dose nome do tempo. Você fez um PS no ano e de 11 no ano seguinte, 1.2 no ano seguinte, vai dar 1.8. Se ficou para subindo muito rapidamente, seja mais do que o esperado, já fica com a expressão maior do que aquele crescimento rápido. PS am possa estar relacionado ao câncer de próstata porque a próstata produz mais PS em ano do que a taxa normal. Então essa exemplo que tinham de pedir a velocidade de especial o tempo de obra, quanto tempo demoraria para dobrar, a gente vai levando essas coisas em consideração.

Outra coisa que tem ficado mais forte recentemente é um exame de ressonância na próstata. Uma coisa que é universalmente aceita, é sendo cada vez mais utilizado é mais aceito, mas ainda não está em uso corriqueiro, que é quando se tem uma IPSS faz uma ressonância que com a ressonância de grã fina, mesmo exame só que da próstata. E aí você vai olhar se tem um nódulo na próstata, existe algum modo diferente no exame de imagem em dia, fica mais respeitando de que queria me parecer apostar relacionado com esse novo específico, tá mole refinar que a gente tente usar.

Não existe um exame que seja fantástico que vai resolver todas as coisas, mas a gente vai arrumando. Tá em geral, é o diagnóstico não é tanto o problema, é que acabará fazendo um diagnóstico que a gente tem mais problema em determinar depois do diagnóstico se a doença é uma doença nem tomando essa rápida. A gente vai falar um pouquinho disso agora também. São digamos especial é toda a sua extensão de cerca de próstata ou fez toque retal bom nome o PS a tal que você vê um módulo no exame de ressonância. Que a gente tem que fazer em seguida para detectar para saber se foi um câncer em posta como qualquer doença que a gente respeite e oncologia a gente vai ter que fazer uma biópsia que é retirar um pequeno fragmento e olhar no microscópio. Província aquelas células têm características de câncer de próstata senhor não tá.

Então, como tem suspensão, você vai fazer uma biópsia que é feita também através de equipamento de ultrassom, vai ser dado né só tá dormindo durante o exame, e a outra sonda vai pelo reto e tem uma agulha na ponta e perfura aposta em alguns lugares e tem os fragmentos. É eleva probatório pessoa. O patologista olhar nem isso assusta um pouco de obra furar próstata e tal, mas é um exame seguro nem faz com que ótimo. Sedação tal não é a coisa mais agradável do mundo. Estou de acordo com isso. Tomamos a minha faixa de fazer um exame que seja impossível e traz benefícios e, obviamente, não é esse material é o laboratório o patologista. Então, médico treinado em observar esses tecidos no microscópio e ele vai a partir da aparência do tecido de dizer o diplomático pessoas do exame. Isso é caso de proposta sim ou não.

Fonte: Existe um valor de PSA que diga se há câncer de próstata? Dr. Felipe Ades por Dr. Felipe Ades MD PhD