Pular para o conteúdo

Prognóstico da metástase no fígado: o que esperar? Dicas do Dr. Felipe Ades.


Só pergunta difícil a gente responder, né? Porque metade do filme fica aqui, não é? Lugar de origem dela e foi se alojar no fígado. É uma situação que tem que ter um pouco de atenção, porque é o que a gente chama de metástase. Quando está no órgão à distância, a gente tem que ficar atento e tem que fazer um tratamento rápido. Quanto à questão do controle da doença, não sabemos, e depende muito da resposta ao tratamento que você tem e está usando. É aquela pessoa do jeito diferente, né?
Eu tenho pacientes com câncer de mama, por exemplo. A última paciente teve metástase no fígado. Ela estava tratando um câncer de mama, e a gente fez um tratamento e deu tudo certo. Sumiu a metástase, e não sentiu nada. Mas tem gente que vai ter um teste e o tratamento pode não funcionar tão bem. Então, depende muito da resposta ao tratamento que a pessoa tem, né? E essa coisa do quanto tempo é muito difícil, isso né? É todo mundo quer ter essa resposta. Não há como prever o que vai acontecer no futuro. Se oferece remédios, mas o que acontece, acontece.
Por isso, acho que não é uma coisa da gente. Eu acho que todo mundo quer saber. Eu também quero. A gente tem angústias, mas eu acho que a gente tem que fazer nossas decisões. Em relação ao que vai acontecer, o que não vai acontecer, o percentual, porque a gente não tem controle sobre isso, né? Se eu pudesse curar todo mundo correndo, todo mundo. Mas eu não tenho esse poder. O que a gente tem é o poder sobre o que a gente vai fazer.
Então, o que aconteceu, não sei. Eu sei que vou optar pelas melhores medicações e as melhores práticas para que o câncer seja controlado. Eu sei que vou fazer. E eu sei que vou usar o conhecimento que eu tenho. Se vai dar certo ou não, a gente não tem certeza absoluta. Mas já estamos fazendo o melhor possível para que dê certo. E se não der certo, a gente vai estar acompanhando muito próximo para modificar o tratamento caso ele não dê certo no primeiro momento.
Então, acho que não devemos nos ater muito. Embora seja um exercício difícil, é importante não pensar muito no que vai acontecer, mas sim em resolver a situação do que aconteceu. A gente não tem muito controle, nenhum ser humano, mas saber o que vai acontecer, então, é uma resposta que fica um pouco no campo das especulações. Mas é um pouco como eu penso. É um pouco da gente que tenta oferecer e colocar dessa maneira para os pacientes.
Espero que tenha ajudado de alguma maneira.
Fonte: Qual é o prognóstico de uma pessoa com metástase no fígado? Dr. Felipe Ades por Dr. Felipe Ades MD PhD