Pular para o conteúdo

Previna-se da Hanseníase: Dicas para evitar epidemias

Hanseníase: sinais, tratamento e prevenção

A hanseníase é uma doença infecciosa que pode aparecer em qualquer país, em qualquer clima. Trata-se de uma doença que tem cura por meio de medicamentos. Na ausência de tratamento, ela pode provocar lesões na pele, uma perda de sensibilidade nas feridas (feridas indolores e difíceis de cicatrizar), principalmente em pés e mãos, e atingir os nervos motores, levando à paralisia de mãos em garra. Ela pode provocar enfermidades e mutilações.

É, portanto, muito importante detectar os primeiros sinais da doença para começar o tratamento mais rápido possível e evitar qualquer interesse da doença. O sinal mais frequente da doença é o surgimento de uma ou várias manchas na pele. Elas são normalmente de cor diferente a cor da pele e podem aparecer em qualquer lugar do corpo. Elas não coçam, não doem e são sensíveis ao toque.

  • Às vezes, não há nenhuma mancha na pele, mas outro sinal da doença pode aparecer e se não é menos frequente, trata-se da presença de formigamento ou pudor em mãos e pés.

A causa da hanseníase é uma pequena bactéria em forma de arco chamada bacilo, que se transmite entre as pessoas, sejam adultos ou crianças, homens e mulheres. Essa bactéria se encontra nas secreções nasais e pode, portanto, ser transmitida por espirro ou tosse. Lembre-se sempre de colocar a mão na frente da boca e lavar as mãos. Você pode ser contaminado por uma pessoa doente que não sabe ainda, ou uma pessoa doente que não toma direitos medicamentos.

A hanseníase é pouco contagiosa. Você deve estar em contato próximo e prolongado com o doente para contaminar-se. Se você tiver sido contaminado, somente começará a ver os primeiros sinais da doença cinco anos depois. A coisa se desenvolve lentamente, assim observe sinais que lembrem da hanseníase e procure um médico do centro de saúde. Será realizado um exame completo para fazer o diagnóstico. Se confirmar que trata-se de hanseníase, você deverá tomar os medicamentos durante seis meses a um ano, de acordo com as recomendações do médico.

  • Graças a esse tratamento que mata as bactérias, a hanseníase será curada e as enfermidades serão prevenidas. Esses medicamentos, para um contágio, permitem que você leve uma vida normal em casa, sem risco de contaminar seus familiares ou seus filhos.

Fonte
Como se proteger da Hanseníase | Epidemias por Sikana Brasil