Pular para o conteúdo

Prevenção e Tratamento de Broncoaspiração | Dr. Salim – CRM 43.163


O casamento
Sempre que converso com estagiários bem internas de medicina, costumo falar sobre uma doença do século 21: a broncoaspiração. É um fenômeno que vai ocorrer cada vez mais no século 21, porque é muito comum em pessoas idosas.
A broncoaspiração é quando algo que não deveria ir para o pulmão acaba indo, por exemplo, alimentos ou líquidos. Isso é muito preocupante, principalmente em pessoas idosas que já têm dificuldade no mecanismo de deglutição. Quando o mecanismo biológico de deglutição começa a ficar falho, a comida ou líquido que a pessoa ingere pode acabar ficando estagnado na garganta ou ir direto para a traqueia e, consequentemente, para o pulmão.
A broncoaspiração é um problema que pode se tornar grave, principalmente se a pessoa já tiver problemas neurológicos ou degenerativos. O engasgo é uma pista de broncoaspiração e é importante prestar atenção nos sintomas, como muito catarro ou pneumonias de reflexão do idoso.
Se você tem alguém na família que é idoso ou que já apresentou algum sintoma de broncoaspiração, é importante procurar um médico e investigar o problema. Preste atenção se a pessoa engasga com frequência quando ingere alimentos ou líquidos, pois pode ser um sinal de broncoaspiração.
Dica: Para evitar a broncoaspiração, é importante ter um mecanismo de deglutição saudável. Além disso, cuidado com a ingestão excessiva de alimentos e líquidos, principalmente em pessoas idosas.
Fonte: Broncoaspiração | Dr. Salim CRM 43.163 por Doutor Salim