Pular para o conteúdo

Prevenção e conscientização: Câncer de próstata em homens acima de 40 anos.


E nesse vídeo, vou esclarecer cinco dos maiores mitos sobre o câncer de próstata. Meu nome é Dr. Jonatas Teixeira, eu sou médico urologista e atendo muitos pacientes que ainda acreditam nesses mitos, principalmente o mito número 4. Se você ainda tem dúvidas sobre esses assuntos e quer ficar por dentro, assista esse vídeo até o final.
O primeiro grande mito do câncer de próstata é que ele não apresenta nenhum sintoma na fase inicial. O câncer de próstata, como a gente sabe, pode até causar sintomas, porém, ele causa nas fases mais tardias. No início da doença, no estágio mais inicial, ele é totalmente assintomático. Ou seja, é um erro você esperar sentir alguma coisa. Algum sintoma urinário, como acordar toda hora de noite, ter um jato de urina mais fraco, ter que fazer força na hora de urinar, isso é um erro achar que você só vai procurar o urologista quando começar a sentir alguns desses sintomas. É muito importante que não reste nenhuma dúvida sobre o assunto. Câncer de próstata, no início, não dá sintomas. Por falar nisso, os sintomas urinários mais importantes relacionados com câncer de próstata ou com hiperplasia prostática benigna, que é o crescimento benigno da próstata, os principais são acordar várias vezes de noite para urinar, ter um jato de urina mais fraco, ter que fazer força para começar a sair a urina quando você estiver no banheiro.
O segundo mito sobre o câncer é esse daqui que eu quero esclarecer nesse vídeo: o ultrassom não elimina a necessidade de fazer o exame de toque retal. É muito comum alguns homens pensarem que vão fazer uma ultrassom, uma ressonância ou tomografia, um raio-x, e que dessa maneira não vão precisar fazer o exame de toque retal. Fizeram ultrassom, está normal. Fizeram a tomografia, a ressonância, não precisa fazer o exame do toque retal. Isso é um grande erro porque até aproximadamente quinze por cento dos tumores malignos da próstata, eles apresentam um PSA normal, e o único exame que é capaz de detectar esses quinze por cento é o exame de toque retal. O exame de toque retal consegue avaliar não só a presença de nódulo na próstata, ele consegue também avaliar a consistência. Isso é algo que nenhum exame de imagem, por mais moderno que ainda seja hoje, consegue fazer. Portanto, não adianta, se quiser fazer uma avaliação correta da próstata, precisa além do exame de PSA e dos outros exames complementares, precisa também fazer o toque retal.
Um mito muito frequente sobre o câncer de próstata é que o PSA alto não é sinônimo de câncer de próstata. Muitos pacientes têm essa dúvida, isso é muito comum no dia a dia das consultas. É importante destacar que o PSA pode subir por diversos motivos, e os principais são, em primeiro lugar, obviamente, o câncer de próstata. Outra causa muito comum do PSA alto é a hiperplasia prostática benigna, que nesse mesmo vídeo ainda vou falar mais um pouco. E uma terceira causa comum, principalmente em homens acima de 50 anos, é a prostatite, que é uma inflamação, uma infecção da próstata. Todas essas causas, além de algumas outras, como o preparo inadequado para o exame, são causas que o PSA esteja aumentado no resultado do exame de sangue. Portanto, não adianta se apavorar com o exame de PSA que veio alterado. Tem que procurar um atendimento especializado para retirar a dúvida, entender realmente o que está acontecendo.
E por falar nisso, mais algum mito que você já ouviu falar sobre o câncer de próstata? Caso tenha, deixe aqui embaixo nos comentários. Quem sabe eu não faço um vídeo para explicar sobre outros medos do câncer de próstata?
O quarto mito que eu quero explicar nesse vídeo sobre o câncer e a próstata é que um próstata grande não significa câncer de próstata. Esse é, sem dúvidas, o que os homens mais confundem. O tamanho normal de uma próstata é de 25 a 30 gramas. Você ter uma próstata de 40 gramas, 50 ou mais, não significa que você está com câncer de próstata. O que faz a próstata aumentar é uma doença chamada hiperplasia prostática benigna, é um crescimento benigno, que não é câncer, porém faz a próstata crescer de tamanho. O câncer, por outro lado, na imensa maioria das vezes, não faz a bolsa aumentar de tamanho. Mais um motivo por que você não deve confiar apenas no ultrassom, nos exames de imagem, porque esses podem mostrar uma próstata de tamanho aumentado, mesmo assim, você não ter hiperplasia prostática benigna. O crescimento benigno da próstata pode causar sintomas urinários, assim como câncer de próstata também pode causar. Por isso, é muito importante que você procure um urologista para que possa te orientar sobre o seu diagnóstico, se é câncer de próstata ou se é o crescimento benigno.
O quinto e último mito que eu gostaria de esclarecer aqui é que andar de bicicleta, moto ou a cavalo não aumenta a incidência do câncer. Eu recebo diariamente homens com essas dúvidas. “Doutor Jonatas, andar de bicicleta, andar a cavalo, ficar sentado muito tempo só aumenta a chance que eu tenho câncer de próstata.” A resposta é: não, isso não aumenta. O que muitas pessoas podem confundir é que andar de bicicleta, moto, cavalo pode fazer com que o PSA aumente, principalmente se qualquer uma dessas práticas foram realizadas de 2 a 3 dias antes da coleta do exame de PSA. Porém, apesar do aumento que pode ocorrer no exame, isso não faz com que o homem que pratica essas atividades tenha mais câncer de próstata.
Se você assistiu até aqui, eu quero te pedir para que curta esse vídeo aqui embaixo e que se inscreva no canal. Se você tem algum comentário, alguma sugestão de algum outro tema de vídeo, também deixe aqui no comentário. Posso, além de fazer outros vídeos com temas parecidos, você curtir ajuda com que outras pessoas também fiquem sabendo desses conteúdos tão importantes para a saúde masculina.
Fonte: Todo homem acima de 40 anos precisa saber sobre o câncer de próstata por Dr Jonatas Teixeira – Urologista