Pular para o conteúdo

Prevenção do Fecaloma em mulheres com intestino preso

Olá, eu sou o Dr. Fernando Lemos, um coloproctologista especializado em doenças do intestino, reto e ânus. Neste vídeo, eu quero falar principalmente para pessoas que têm constipação intestinal ou prisão de ventre e a relação com os fecalomas.

O que me motivou a fazer este vídeo e compartilhar essa informação com vocês é que nas últimas duas semanas, em minha clínica privada, tive vários casos de fecalomas. Alguns casos tive que resolver em bloco cirúrgico no hospital e este é um assunto de muito interesse para pessoas com essas condições que na imensa maioria são mulheres.

Existem homens constipados, mas a proporção é de uma mulher para cada mil homens. Estudos mostram que sete em cada dez mulheres são constipadas, o que é um índice alarmante até mesmo preocupante. Como há poucos especialistas nessa área, as mulheres às vezes acabam tratando da forma errada.

Voltando ao assunto que é a prisão de ventre, existem situações em que há captação fecal no reto, ou seja, fezes trancadas no reto. O fecaloma é uma condição que precisa ser tratada de forma urgente, pois as fezes não saem e obstruem como se fosse um tampão ou uma rolha.

Os sintomas mais importantes do fecaloma são:

  • Uma sensação de dor no reto muito intensa, onde a pessoa não consegue nem sentar
  • Dificuldade para urinar
  • Sintomas de desconforto ao defecar
  • Pressão das fezes no reto que pressionam a frente à bexiga e as pessoas têm retenção urinária necessitando de sonda vesical
  • Saindo um líquido pelo ânus

Se você sente esses sintomas, precisa procurar um coloproctologista para evitar a temida obstrução em questão.

A obsessão de fezes não consegue passar e há um risco de rompimento do intestino devido ao acúmulo das fezes, Fica lona e grande. Já tive casos em minha clínica em que tenho que retirar em bloco cirúrgico aproximadamente um quilo e duzentos gramas de fezes impactadas. Isso é uma urgência e precisa ser resolvido da forma correta.

Para retirar esses fecalomas eu tenho que usar objetos específicos para poder enxergar dentro do reto. Não é simples, e é necessária muita atenção.

Cuidado com o esvaziamento incompleto do reto, onde as fezes ficam retidas no reto e não conseguem ser eliminadas. Se você passar mais do que três dias sem evacuar, precisa tomar uma providência para fazer o seu intestino funcionar. Caso contrário, você é um forte candidato a desenvolver um fecaloma.

Convido a todos os que não são inscritos em nosso canal a se inscreverem. Assim, poderão receber quando publicarmos novos vídeos. Agradeço pela atenção de todos.

Fonte: Mulheres com Intestino Preso, cuidado com o Fecaloma! por Dr. Fernando Lemos – Planeta Intestino