Pular para o conteúdo

Prevenção do câncer de mama: dicas para o #OutubroRosa // Viver Bem


Câncer de Mama

Bem-vindo ao Canal da Unimed Fortaleza

Estamos aqui para falar sobre um assunto muito importante relacionado ao câncer de mama. Como estamos no mês do Outubro Rosa, dedicado à prevenção e conscientização sobre essa doença, é fundamental que prestemos atenção às dicas que serão apresentadas. Não se esqueça de se inscrever no canal para receber vídeos semanais sobre saúde!

Autoexame e Mamografia

O autoexame é uma ferramenta importante, porém o método mais recomendado para a prevenção do câncer de mama é a mamografia. O rastreamento mamográfico consiste na realização de mamografias em intervalos regulares, principalmente para mulheres que não possuem sintomas da doença. Isso ajuda na descoberta precoce do câncer de mama.

Dicas Importantes

O Dr. Fernando nos deu três dicas importantes:

  • Ter hábitos de vida saudáveis, como uma dieta equilibrada e atividade física regular;
  • Fazer um rastreamento mamográfico a partir dos 40 anos de idade;
  • Realizar exames mesmo antes dos 30 anos, caso exista histórico familiar da doença ou se estiver pensando em engravidar.

É muito importante se preocupar com a saúde e prevenção do câncer de mama, e essas dicas nos ajudam a ter uma boa noção de como se prevenir. Todavia, para esclarecer eventuais dúvidas, o Dr. Fernando respondeu algumas perguntas em relação aos exames e ao diagnóstico:

Perguntas e Respostas com o Dr. Fernando

Pergunta: O que aconselha para mulheres com menos de 40 anos, que desejam se prevenir contra o câncer de mama?

Resposta: Mulheres mais jovens devem fazer, além da mamografia, uma outra checagem de rotina, como ultrassonografia ou ressonância magnética das mamas. No caso de histórico familiar ou mais de um caso de câncer de mama na família, deve-se fazer um estudo genético.

Pergunta: Ainda é recomendado fazer o autoexame em casa? E qual é o melhor período?

Resposta: O autoexame é importante para a mulher se conhecer e notar qualquer alteração na estrutura das mamas. É recomendado que se faça após o período menstrual, quando as mamas não estão inchadas. Se a mulher não menstrua mais, escolha um dia do mês, como o primeiro dia de cada mês, para realizá-lo.

Pergunta: Em caso de diagnóstico positivo de câncer de mama, o que fazer?

Resposta: O momento do diagnóstico sempre é difícil e delicado, mas é importante procurar um especialista, o mastologista, que trabalhará em equipe com outros profissionais de saúde, como cirurgiões plásticos e psicólogos. O tipo de tratamento varia de acordo com o caso, e existem muitas possibilidades de cura. O importante é não desanimar e buscar ajuda.

Com essas informações, agora você pode cuidar melhor da sua saúde e prevenir o câncer de mama. Compartilhe essas dicas com suas amigas, curta o vídeo e não se esqueça de se inscrever no canal da Unimed Fortaleza!

Fonte: #OutubroRosa – Como prevenir o câncer de mama // Viver Bem por Unimed Fortaleza