Pular para o conteúdo

Prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele.

O câncer de pele e sua prevenção

O câncer de pele é o tipo mais comum que existe e é um câncer que é fácil de suspeitar porque ele está exposto. Para suspeitar do câncer de pele, é importante entender os tipos de câncer que existem:

  • Carcinomas
  • Melanoma

Os carcinomas muitas vezes se apresentam como uma ferida que não cicatriza ou como bolinhas avermelhadas ou arroxeadas com crescimento progressivo. Já o melanoma é provocado por uma mutação nas células que dão cor à nossa pele, e se apresenta como uma pinta que está crescendo e se modificando ao longo do tempo.

Diante dessa suspeita, é importante fazer um exame geral da pele e utilizar uma motocópia, que é uma lente de aumento que ajuda a diferenciar as lesões benignas das malignas. Se houver suspeita de malignidade, é necessário fazer uma biópsia, que é a remoção da lesão ou parte dela, para um exame anatomopatológico.

Se o diagnóstico for positivo para câncer de pele, o próximo passo é o tratamento cirúrgico, com remoção da lesão e margem de segurança. As informações do material retirado ajudam os médicos a avaliar o risco de a doença voltar, e determinam o tipo e a profundidade do tumor.

Existem duas famílias de drogas para o tratamento do câncer de pele: a imunoterapia, que reforça os sistemas naturais de defesa do corpo, e a terapia alvo, que interfere nas engrenagens do tumor para impedir que ele se desenvolva. Essas estratégias melhoram a chance de cura, mesmo em pacientes que já foram operados.

Além do tratamento, é importante adotar medidas de prevenção, como cuidados com a pele, hidratação e orientação adequada. A ideia é que o paciente consiga passar pelo tratamento sem grandes danos e tenha uma qualidade de vida boa.

Mas a situação mais importante é a prevenção. É fundamental ensinar às crianças que elas têm que se proteger do sol e que a proteção não seja algo que a pessoa precisa pensar, mas que seja um hábito na vida inteira. A prevenção é a melhor forma de evitar o câncer de pele.

Fonte: Câncer de pele – prevenção, diagnóstico e tratamento por BP