Pular para o conteúdo

Prevenção de amputação em pacientes com diabetes: a importância do tratamento precoce.

Um levantamento inédito revelou que a cada hora três pessoas sofrem uma amputação de pé ou de perna no Brasil. É muito perigoso e alarmante esse dado. Em muitos casos, a amputação é motivada pela diabetes em pacientes que desenvolvem pequenas lesões e que poderiam ter tratamento no começo. O problema na perna esquerda da dona Nair aparecia só uma picada de inseto, mas a ferida cresceu e ela descobriu que era causada por má circulação. Cada vez a ferida aumentava até que um tratamento começou a dar certo e cicatrizou. Diabética, dona Nair correu o risco de perder a perna.

Um levantamento inédito da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular mostrou que entre 2012 e 2021 mais de 245 mil pacientes sofreram amputação de perna ou pé no país, sendo cerca de sessenta e seis pessoas por dia. Fora os acidentes, as principais causas dessas amputações são doenças comuns como diabetes e o entupimento de veias e artérias. Esta cirurgia vascular chama atenção para sinais nas pernas e pés que ajudam a identificar complicações perigosas: uma ferida, alteração de temperatura, alteração de sensibilidade da perna. É muito importante prestar atenção no meio dos dedos, que é onde os pacientes fazem lesão por micose.

Entre as regiões do país, o Sudeste foi o que teve o maior número de amputações pela concentração de pessoas que vivem ali. Depois veio Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. O especialista explica que o tratamento correto pode evitar uma boa parte dessas amputações e que a prevenção das complicações é feita pelo próprio paciente. É importante olhar os pés, mantê-los secos e pedir ajuda se necessário.

Fonte: Adaptado de G1.

Fonte: Tratamento precoce pode evitar amputação em pacientes com diabetes por Fala Brasil