Pular para o conteúdo

Prevenção da síndrome do intestino irritável na alimentação com o proctologista Dr. Paulo Branco.


A síndrome do intestino irritável é uma doença contemporânea que afeta principalmente moradores de grandes e densas áreas urbanas. Seus gatilhos incluem o estresse, perdas, decepções e separações, os quais pioram os sintomas do intestino irritável. Isso acontece porque o intestino produz serotonina, uma substância relacionada ao bom humor. O intestino é considerado um segundo cérebro pela quantidade de informações que temos de dor proveniente do órgão.
O livro “Intestino: Segundo Cérebro” traz informações sobre a importância do intestino e da serotonina na digestão e na saúde emocional. No caso do intestino irritável, a pessoa fica de mau humor, o que acaba agravando ainda mais os sintomas. Por isso, a alimentação pode ajudar a melhorar os sintomas do intestino irritável, elevando a serotonina intestinal.
Algumas sugestões de alimentos que elevam a serotonina intestinal são: bananas, cascas de banana (que contêm mais nutrientes do que a própria polpa), alimentos probióticos (que contêm micro-organismos vivos que combatem as bactérias ruins da região abdominal) e maçãs. A banana é especialmente benéfica porque contém triptofano, um aminoácido que estimula a produção de serotonina e ajuda a restaurar a propulsão e a força de contração do intestino.
Além disso, é importante consumir alimentos ricos em fibras solúveis, que absorvem água e envolvem o intestino, ajudando a reduzir a diarreia. O leite desnatado ou de soja também são boas opções para elevar a serotonina intestinal.
Para complementar a alimentação, é indicado consumir alimentos prebióticos, que ajudam a eliminar as bactérias ruins presentes na região abdominal. É importante lembrar que a síndrome do intestino irritável está ligada à falta de contração uniforme do órgão, o que pode ser solucionado com o consumo de fibras insolúveis através de medicamentos ou alimentos ricos em fibras.
Outras informações sobre o intestino irritável podem ser encontradas no site do Dr. Paulo Branco (polobranco.com.br) e em vídeos que ele produz no canal do YouTube. Lembre-se sempre de procurar orientação médica antes de realizar qualquer mudança na alimentação ou no estilo de vida.
Fonte: Síndrome do intestino irritável: prevenção na alimentação com o proctologista Dr. Paulo Branco. por Proctologista Dr. Paulo Branco