Pular para o conteúdo

Pressão intracraniana: entenda a hipertensão intracraniana e a tríade de Cushing.


É uma das piores complicações que o paciente neurológico pode apresentar. E você, da enfermagem, para identificar na beira do leito, foi explicar nesse vídeo pesado. Então, vamos lá: complicação do paciente neurológico é identificar na beira do leito. Eu não quero que você entenda o conceito de pressão intracraniana e que você pense que a pressão é tudo que está dentro da cabeça, quer dizer, dentro, certo? Não quer dizer cabeça.
Então, a pressão que o encéfalo faz lado no canal, pressão intracraniana. A pressão intracraniana depende de três itens. Primeiro, volume do encéfalo, então, cérebro, cerebelo e tronco encefálico, com aquela massa encefálica. Pouco volume, você concorda que se aumentar o volume, aumentar a pressão intracraniana. Os tumores, por exemplo, aumentam o volume do encéfalo, cirurgias em neurológicas, evidentemente, edema cerebral.
Tudo isso aumenta o volume ali do encéfalo, aumentando a pressão intracraniana, beleza. Deixa o segundo item que eu quero te chamar é o volume sanguíneo. Aumentou a quantidade de sangue no encéfalo também vai aumentar a pressão intracraniana. Então, por exemplo, cara teve um acidente vascular cerebral hemorrágico, um AVC hemorrágico. Então, ele aumenta volume de sangue, aumenta a pressão intracraniana. Eles acham hipercapnia, lembro da hipercapnia, aumento do CO2. Aumentou CO2, hipercapnia faz vasodilatação, vai muito sangue para o cérebro, aumenta a pressão intracraniana, Playstation.
Terceiro item, o aumento do veículo é o líquido cérebro-espinhal, líquido céfalo-raquidiano, tudo mesma coisa, um licor. Eles apresentaram estudo que se chama diminuição da reabsorção do veículo, ok? Interessante. A própria é hidrocefalia, lembra da hidrocefalia Alice, aumento do licor por conseguinte vai gerar um aumento da pressão intracraniana, fico pesadinho.
Que aumento da pressão intracraniana pode acontecer por aumento do volume encefálico, por aumento do fluxo sanguíneo, nos deixam com o aumento do licor. Muito bem, aí aumentou a pressão intracraniana. Como é que a gente chama isso? Hipertensão intracraniana. E tem três itens que é batata quando presentes, você já pensar em hipertensão intracraniana. Esses três itens são as principais manifestações neurológicas, porque a gente fala assim, é uma tríade, cria de crochê, só as principais.
Claro que ele pode ter outras manifestações neurológicas devido à hipertensão intracraniana, ele pode apresentar crises convulsivas, pode que paralisia, a cefaleia, vômitos em jato, benefício. Mas as principais que compõem a tríade de Kant são o número.
Quero que você pense em um pertensão arterial. Esse cara vai ter hipertensão. Por que? Pensa comigo. Como você tem o aumento da pressão intracraniana e hipertensão intracraniana, você tem a diminuição da perfusão cerebral, obras Adilson, diminui a pressão de perfusão cerebral. Então, veja só. Como diminui a perfusão cerebral, o corpo ele faz o que? Aumenta a PA, aumentando a pressão arterial. Não consequentemente, se aumenta diretamente a pressão de perfusão cerebral.
Presente. Homem que copiava. Para que? Para aumentar a pressão de perfusão cerebral que estava diminuído. Então, primeiro item da tríade, hipertensão arterial, beleza. Aí você tem dúvidas, a hipertensão arterial estimula alguns barorreceptores, esse cara acredita o que faz? Bradycardia. E tem cima a diminuição da frequência cardíaca. Segundo, então, bradycardia e também é devida essa estimulação dos barorreceptores. Ele tem uma alteração respiratória. Tá?
Então, esse cara tem alteração respiratória, alteração da pressão arterial e alteração na frequência cardíaca. Esses três itens compõem a tríade de crochê, criativo câncer. Está relacionada à hipertensão intracraniana. Você pode ver isso na beira do leito, pesadinho. Isso é muito importante para sua prática clínica, sem contar que cai para caramba em prova do hospital, concurso relacionado sempre a paciente neurológico.
Vezes uma pesadinha, tamô junto. Espero que tenha gostado. Forte abraço. Até o próximo vídeo.
Fonte: Pressão Intracraniana – Hipertensão Intracraniana e a Tríade de Cushing por Pedro Omar Enfermeiro