Pular para o conteúdo

Pressão alta: causas e o que fazer mesmo tomando remédios


Olá, tudo bom?
Hoje vou falar com você sobre pressão alta, mesmo tomando remédio. Tem gente que já toma remédio para pressão, e às vezes até mais de um, mas não consegue controlar a pressão. Vou falar porque isso acontece e o que você pode fazer para ajudar a melhorar esse quadro.
Primeiramente, é importante que você saiba que, para muitas pessoas que tem pressão alta, o primeiro tratamento indicado é o remédio. Às vezes, até mais de um é utilizado para tentar combater a pressão arterial. Mas quando ele falha em atingir os níveis esperados pelo seu médico, quando ela não abaixa tanto quanto ele queria, é que a gente fala que você tem uma hipertensão resistente. Ou seja, você toma o remédio, mas a pressão não abaixa. Isso acontece com algumas pessoas.
Então, existem algumas coisas que você precisa observar para verificar se realmente a hipertensão é resistente ou se foi erro na aferição com relação à leitura da pressão. Às vezes, na hora de medir a pressão, o manguito que aquela manga que a gente enrola aqui para comprimir no braço para fazer a leitura da pressão pode estar muito pequeno, dependendo do tamanho do braço da pessoa. Isso pode dar leitura errada. Outra coisa importante é verificar se, antes de fazer essa leitura, você fez aquelas coisas necessárias, como estar em repouso e sentado em uma posição confortável, sem ter comido, bebido ou fumado antes da medição da pressão. Tudo isso pode interferir na sua pressão.
Além disso, outro fator importante é verificar se você tem aquela síndrome do jaleco branco, ou seja, se a sua pressão sobe por medo do médico, do que ele vai falar, da pressão da consulta. Todos esses fatores emocionais podem interferir na leitura da sua pressão, liberando mais adrenalina e fazendo com que a leitura seja errada.
Por isso, é importante que você tenha um diário de leitura da pressão em casa para que possa verificar as leituras periódicas de pelo menos três vezes por semana. Isso também ajuda o seu médico a avaliar se de fato a sua pressão está resistente ou é apenas a questão momentânea daquele dia que você foi ao consultório e ficou mais difícil.
Algumas das causas de hipertensão resistente podem estar relacionadas a causas hormonais, vasculares, circulatórias, apneia obstrutiva do sono, medicação que você está tomando, entre outros fatores. Se não foi nenhum desses casos que eu falei aqui, vá ao seu médico para ele avaliar e procurar possíveis causas.
Uma das coisas que você pode fazer para tentar amenizar e regularizar sua pressão arterial é minimizar o máximo possível informação de sódio na sua dieta. O sal e o açúcar são dois nutrientes que podem aumentar muito a pressão arterial. Além disso, é importante que você limite ou elimine o álcool e o cigarro da sua rotina diária, pois os dois aumentam a pressão arterial. E, se você conseguir eliminar esses dois fatores, vai ser bem mais fácil controlar a sua pressão.
Outra coisa importante é tentar controlar o estresse e se exercitar regularmente. A caminhada é um exercício excelente que muitas pessoas podem fazer, é segura para articulação e você sai de casa também se distrai um pouquinho. Tente acrescentar a caminhada no seu dia a dia.
Essas são algumas dicas para ajudar a controlar a pressão arterial, mesmo tomando remédio. É importante lembrar que essas mudanças no estilo de vida podem ajudar muito no controle da pressão arterial e trazer mais qualidade de vida para quem sofre com a hipertensão resistente.
Espero que tenha gostado dessas dicas. Se você tem pressão alta, deixe nos comentários qual é o valor da sua pressão e qual remédio você toma. Compartilhe com quem precisa, vamos ampliar essa corrente do bem que chegou aqui ao canal.
Lembre-se de se inscrever no canal e ativar o sininho para receber as notificações de novos vídeos da nutricionista Patrícia Leite sobre saúde, nutrição e boa forma.
Fonte: PRESSÃO ALTA Mesmo TOMANDO REMÉDIOS? Causas e O Que Fazer por Nutricionista Patricia Leite