Pular para o conteúdo

Pós-operatório de hérnia inguinal: recuperação em 21 dias


Fala pessoal! Tudo bem? Então, eu resolvi fazer este vídeo porque eu tinha muitas dúvidas antes de fazer a cirurgia e, logo que eu fiz, também tinha muitas dúvidas e muito medo. Este vídeo é para contar um pouco da minha experiência e ajudar as pessoas aqui que também vão fazer a cirurgia, ou então, que estão no pós-operatório. É importante lembrar que cada organismo reage de forma diferente, não é todo mundo que sente alguma coisa diferente, mas espero que ajude aí.
Primeiramente, nos primeiros dias, os três, quatro dias, são os piores dias. Para mim, pelo menos, nos três primeiros dias, senti uma dor relativa. O primeiro dia foi bastante doloroso e me assustou um pouco, mas depois disso, o terceiro, quarto, foi amenizando e melhorou bastante.
O primeiro perrengue foi a questão de urinar, não conseguia urinar. Eu acho que é por causa da anestesia, não conseguia achar e ficar o dia todo. Era quase nove horas da noite e não tinha conseguido ir ainda, minha bexiga estava cheia, mas eu ainda estava tranquilo. Foi quando a enfermeira veio e falou que ia colocar uma sonda na minha uretra. Vamos dar um jeito, né? Aí eu comecei a me concentrar em não sair, até que comecei a massagear a região da bexiga e apertar com calma, mas com força até que, graças a Deus, saiu. Mas foi difícil. Essa questão já se prepara em que vamos passar por isso, mas é normal e acontece com todo mundo.
Depois, fui perguntando às pessoas que eu conheço o que acontece com todo mundo. Alguns colocam sonda a sair, outros não, mas graças a Deus, você não precisa colocar. Outra questão é a questão das fezes. Também preocupou um pouco, pois não conseguia fazer e acabei ficando ressecado. Mas 45 dias depois, consegui fazer. Uma dica boa é leite de magnésia. É só tomar uma ou duas colheres se tivesse ressecado e vai resolver.
Aí, consegui, née dói um pouquinho, mas não muito por causa dos pontos. Eu fiquei bastante preocupado, mas graças a Deus, consegui fazer e conversando com o pessoal, acontece com todo mundo também.
Outra questão é a questão do frio na região da cirurgia. Como moro em uma região fria, me preparei e comprei um xarope para tosse e também um elemento em patologia, porque as piores coisas que tenha você fosse espiar nesse pós-operatório, principalmente nas primeiras duas, três semanas, aí que eu tô há nas duas primeiras semanas, então é tentar sim respirar.
Ela é brava. A dor abdominal vai diminuindo com o tempo, será gradativo, né? Tem gente que fala que não sente dor nenhuma, eu senti bastante nos primeiros dias, enquanto três, quatro dias, me sentindo bastante dor. Ela vai diminuindo e você não pode abaixar-se ou levantar-se de forma brusca. Então, se cuida bem direitinho, vai diminuindo e hoje, já estou sem dores e não tomando remédio, mas o desconforto é o caso da telinha. Ela lhe faz um tem um calombo assim em tudo, ainda que eu acho que é porque o corpo ainda está se adaptando e recebendo ela né.
Mas também conversei com o pessoal, com o médico, contudo o mundo que eu conheço, que é normal. Aí, senti desconforto, pois é um corpo estranho, com relação como o xodó com um instrumento de sopro é que força muito. Fazer academia antes, né? Fiquei um tempo médico do flao ideal mesmo para você começar com as atividades que forçam três meses depois.
Então, eu vou seguir a recomendação do médico. Estou morrendo de vontade de tocar e de voltar a fazer as coisas que eu fazia. Eu vou esperar três meses bem certinho para mim começar a recuperar bem, porque o pessoal diz que se fizer bem, a recuperação volta totalmente ao normal, né? Então é isso pessoal, eu acho que eu tinha bastante a cirurgia e os primeiro e segundo dia, mas tem bastante. Depois é tranquilo. Dá aquele medo depois do primeiro e segundo dia, mas se você assistiu até agora, curti lá. Me segue no canal, dê uma seguida lá, ajuda aí. Espero que tenha ajudado vocês. Tem bastante coisa, mas algumas coisas assim, não tenha. Eu me coloco na experiência mim e para ver se ajudava né.
Então, valeu, obrigado pela atenção e pessoal, um grande abraço. Tamo junto!
Fonte: HÉRNIA INGUINAL – 21 dias, pós operatório. por Jonathan Almeida