Pular para o conteúdo

Pós-operatório: Como aliviar náuseas e vômitos

Náuseas e enjôos no pós-operatório

Olá, tudo bem? Vamos aqui é mais uma resposta de uma série de vídeos que eu peguei para dar uma olhada aqui no canal, nas perguntas deixadas no canal e responder de uma maneira um pouco mais direta, mais rápida. Aqui é o Fla Seu Médico, cirurgião plástico.

Vamos falar agora sobre náuseas e enjôos no pós-operatório. A pergunta foi deixada num vídeo de uma plástia não achei redutora e quem pergunta é a seguinte pessoa: Ana Santos.

Assim, é normal ter muito enjôo ou vômito no pós-operatório de modo geral. Os tipos de cirurgias elas podem ser vistas de anestesia, quais podem ser com anestesia local e sedação, ou seja, é ela dizia que usa a sedação tac, pode a pele durar estação também ou anestesia geral.

Certo, as cirurgias que usam sedação são elas têm uma tendência um pouco maior de provocar náuseas e vômitos, a etiologia, ou seja, o que causa tal, os principais fatores predisponentes. Isso não é uma coisa em tão fácil de saber qual é o paciente que vai ter aqui, mas a gente sabe que alguns tipos de procedimentos têm uma chance um pouco maior, principalmente em relação às substâncias usadas para a sedação.

De qualquer maneira, isso daí veio, principalmente os pacientes que fazem uma cirurgia ambulatorial, por exemplo, seja de prótese de mama, é uma cirurgia que a paciente pode ir para o hospital e internar fazer a cirurgia. É uma cirurgia rápida de 30 a de 30 minutos a uma hora com anestesia local e sedação e três horas, 4 horas depois que acabou a cirurgia, dependendo do paciente, já está até em condições de ir embora. Então, esse tipo de procedimento tem uma chance um pouco maior de ver esse risco que não tem mais chance pouco maior de ter náuseas e vômitos.

E enquanto o paciente está internado, está no hospital, o tratamento é muito tranquilo porque está com acesso venoso. Existem remédios, não existem drogas de ação um pouco mais central que a gente fala no sentido de coibir central em termos de organismo. O termo técnico tem um médico estava sendo precisa saber disso, mas são remédios que têm uma ação uma específica para coibir náuseas e vômitos.

Mas a mensagem que fica aqui é que geralmente as náuseas e os vômitos é dificilmente por algo diretamente da cirurgia, principalmente aqui e se falando de mamoplastia. Se é já algo muito intenso que do que provoca é que se prolonga por muitos dias, uma cirurgia na região abdominal há alguma coisa pode pensar em outras causas. Mas estou falando aqui no básico da imensa maioria do mais comum.

Então, geralmente, cirurgias que são usadas são usadas as técnicas de sedação pode ter uma chance maior. Porém, se o paciente está ainda no hospital, remédio na veia consegue coibir de uma maneira mais tranquila e ainda assim dá pra enviar o paciente em dar alta para o paciente com remédios por via oral.

De qualquer maneira, hoje está pelo menos na experiência na rotina nossa do dia a dia é uma porcentagem pequena de pacientes que têm esse desconforto de náuseas e vômitos no pós-operatório.

  • Se por acaso você já teve uma experiência como essa ou se a sua experiência foi o contrário do que eu falei que deixe nos comentários
  • Vamos ver como foi a sua experiência que eu falo que é do ponto de vista geral e que a gente vê um pouco da parte médica, ok, sem entrar lá a profundidade dos detalhes porque não convém aqui para este momento para esse vídeo e muito obrigado a gente se vê então em um próximo vídeo tchau

Fonte
Pós Operatório: Náuseas e vômitos por Flávio Quinalha Cirurgião Plástico