Pular para o conteúdo

Por que mulheres têm maior propensão a infecção urinária?

Infecção Urinária

Se você é mulher, existe uma chance bastante alta de ter tido uma infecção urinária. Se você é homem e presta minimamente atenção nas queixas das mulheres ao seu redor, também já deve ter ouvido falar nesse assunto. Esse problema é comum na vida de pelo menos 30% das mulheres.

A infecção urinária surge quando as bactérias que vivem na região da vagina e o ânus se multiplicam e acabam invadindo a uretra. Um dos órgãos que é atingido com maior frequência é a bexiga, por isso as principais características da infecção têm a ver com a micção. A mulher fica com vontade de ir ao banheiro a todo momento e, quando vai, a urina é escassa ou acaba nem saindo. Quando consegue urinar, sente dor.

Tratamento

O tratamento das infecções urinárias varia muito com a gravidade. Geralmente, é realizado com o uso de antibióticos. As causas são muito variadas e podem envolver maneira de segurar a urina por muito tempo, diabetes, baixa imunidade, defeitos anatômicos e muitas outras. Até o sexo é um fator importante, já que o pênis pode ajudar a levar as bactérias para dentro da uretra.

Prevenção

Uma das maneiras de prevenir é sempre urinar após a relação sexual e ingerir bastante água para diluir a urina e lavar as vias urinárias. As mulheres sofrem mais com a doença por um motivo puramente anatômico: a uretra é mais curta (tem 4 a 5 centímetros), enquanto a dos homens varia de 15 a 20 centímetros. Esse caminho mais curto facilita a vida das bactérias que chegam à bexiga com mais facilidade.

Uma parcela pequena de mulheres vai apresentar ao longo da vida quadro de infecção urinária de repetição. São aquelas que vão fazer o tratamento certinho, mas daqui a quatro, cinco meses ou um ano terão o problema novamente. Nesses casos, é possível que haja uma predisposição maior. Vai investigar até o histórico familiar. Evite o uso de diafragmas, mais propícios a causar infecção recorrente.

Muita gente fala sobre o consumo diário daquela fruta chamada cranberry para proteger contra a infecção, mas ainda não há evidências científicas definitivas sobre esse uso.

O melhor de tudo é visitar o ginecologista e seguir o tratamento prescrito com disciplina para combater o quanto antes o processo infeccioso.

Fonte
Por que infecção urinária é tão comum entre as mulheres? | Coluna #98 por Drauzio Varella