Pular para o conteúdo

Pontos gatilho para aliviar dor de cabeça tensional


Olá pessoal, tudo bem? Sejam bem-vindos a mais um vídeo aqui no nosso canal. Para quem não me conhece, meu nome é Rodrigo e sou fisioterapeuta, e você está no quadro Saúde Faça Você Mesmo. Hoje eu trouxe um tema bem bacana e especial que muita gente vem perguntando, que é sobre essa dor de cabeça tensional. Sabe aquela dor de cabeça que surge por essa tensão na musculatura da cabeça? Então, é sobre isso que vamos falar hoje nesse vídeo. Vou dar dicas de como você identificar os pontos de tensão que geram esse tipo de dor de cabeça e como você pode desarmar esses pontos para aliviar essa dorzinha que incomoda pra caramba.
Antes de mais nada, já vai deixando o seu like e já vai fazer a sua inscrição, se você ainda não for inscrito no canal, para sempre estar recebendo notificação quando a gente colocar um vídeo novo, tá bom?
A técnica que eu vou ensinar para vocês hoje é uma técnica chamada depressão isquêmica, que você pode fazer você mesmo na sua própria cabeça, ou que também você pode fazer em outra pessoa. Para me ajudar na atividade de hoje, eu trouxe aqui a nossa querida Susane, que vai emprestar os seus pontinhos de tensão para que a gente possa fazer a nossa atividade. Preparado aí?
Então, o primeiro ponto que vamos identificar é dos músculos que ficam aqui em cima, na região dos olhos. Nós temos um músculo aqui na região da fronte da cabeça. Então, você mesmo pode vir aqui e achar os pontos com a mãozinha. Você vai apertar esse ponto e vai fazer movimentos circulares com ele. Se você está fazendo o movimento sozinho, faz igual a Susane tá fazendo. Se você vai fazer em alguém, você pode segurar aqui, apertar até sentir o ponto de tensão e faz o movimento circular oscilatório.
O segundo ponto que a gente vai trabalhar é o da região do músculo temporal. O músculo temporal é um músculo que fica aqui parecendo um leque, um grande leque aqui nessa região, e ele desce em direção à nossa mandíbula. O que ajuda a gente a achar esse músculo é fazer o movimento com a mandíbula, como se estivesse comendo. Quando você faz esse movimento, o músculo se move, e você consegue achar justamente esse pontinho. Pressiona essa pessoa, ela não pode sentir muita dor, mas você tem que sentir um pouquinho da dor. Quando você sentir essa pressão, você também vai fazer um movimento circular no sentido horário e depois sentido anti-horário nessa região.
O terceiro ponto que você vai achar é o músculo masseter que fica aqui nessa região do rosto. Ele é um músculo muito potente, é o músculo mais forte que você usa para fazer a mastigação. Geralmente, esse músculo aqui quando você está tenso, estressado, ele está tensionado, e ele doi bastante também. Você pede para a pessoa ou você mesmo abrir a boca e fechar a boca nessa linha aqui na diagonal. Você vai estar massageando até achar pontos de tensão nesse músculo. Achou o ponto de tensão? Então, mantém a pressão, faz o movimento circular para o lado e para o outro, e vai sentindo esses pontinhos se dissolvendo.
O último ponto que a gente vai falar, na verdade, são dois pontos, um de cada lado, que é bem aqui na região occipital do crânio. Você vem com a sua mão deslizando aqui e vai ter uma queda bem no finzinho aqui da cabeça ou no finzinho mesmo. Aqui tem dois pontinhos que você pode pressionar, um de cada lado também. E você vai sentir, de um lado e do outro, como eles estão de tensão. Achou o ponto? Então, mantém a pressão, faz um movimento oscilatório de cada lado, gira para um e gira para o outro, e sente ele se dissolvendo na sua mão.
Quanto tempo você vai ficar em cada um dos pontos? Você vai ficar cerca de um a dois minutos, mantendo a pressão e fazendo o movimento circular, sentindo esse ponto de tensão e dissolvendo aos poucos embaixo do seu dedo.
Então, prática e me conta como é que foi! E aí, pessoal, o que vocês acharam? Gostaram do vídeo? Não esqueçam de comentar aqui embaixo se você fez, se você sentiu dor de cabeça, e compartilhe com seus amigos e com aquelas pessoas que você acha que vão se beneficiar com esse vídeo. Um abraço, tchau tchau!
Fonte: Alivie a Dor de Cabeça tensional – Pontos gatilho por Dr. Rodrigo Lopes – Fisioterapeuta