Pular para o conteúdo

Polipos na vesícula: Necessidade de cirurgia?

Polipos na Vesícula Biliar: Quando é necessário cirurgia?

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar um pouco sobre pólipos na vesícula biliar. Muitas pessoas têm perguntado se é necessário cirurgia para os pólipos na vesícula biliar. Em geral, os pólipos são formados de duas maneiras: um por excesso de colesterol, ou seja, quando há muita gordura no sangue, e essa gordura se concentra na bile e na parede da vesícula biliar, formando pólipos de colesterol. O outro é formado na própria parede da vesícula ou na camada da vesícula, sendo chamado de adenoma.

Quais desses dois tipos de pólipos têm potencial para se tornar um câncer? Ambos têm pouquíssima possibilidade de se tornar um câncer. No entanto, os adenomas têm um pouco mais de chance de se transformar em um câncer. É por isso que, geralmente, não operamos os pólipos pequenos, considerados aqueles com menos de 1 cm.

Quando é necessário fazer a cirurgia? Em pacientes com mais de 60 anos que têm um pólipo na vesícula biliar com mais de 1 cm, ou quando há pólipo junto com pedra na vesícula. Outra indicação para a cirurgia é quando o pólipo começa a crescer na saída da bile, podendo obstruir a passagem da bile e causar complicações, como a colangite. Além disso, se o paciente apresenta sintomas, como dor na barriga ou no estômago, a cirurgia pode ser indicada, desde que tenha sido descartada outras possíveis causas para a dor.

Em caso de pacientes que não estão dentro dessas indicações, fazemos o acompanhamento através do ultrassom de abdome total. Esse acompanhamento é feito entre seis meses e um ano, e a última indicação para cirurgia do pólipo é quando ele está crescendo significativamente a cada seis meses.

Resumindo, as indicações para cirurgia da vesícula biliar por causa de pólipo são:

  • Pólipos acima de 1 cm em pacientes acima de 60 anos;
  • Presença de pólipo junto com pedra na vesícula;
  • Por crescimento do pólipo na saída da bile;
  • Paciente apresentando sintomas.

Como acompanhamento é necessário fazer ultrassom de abdome total de seis em seis meses ou um ano.

Espero ter esclarecido as dúvidas sobre pólipos na vesícula biliar. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo. Se gostou, curta e compartilhe com seus amigos e familiares que queiram saber mais sobre esse assunto. Me acompanhe também no Instagram. Até o próximo vídeo e uma ótima semana para vocês!

Fonte: Precisa operar pólipo na vesícula? por Dr Wanderson Goncalves – Gastrocirurgião