Pular para o conteúdo

Periodontite Apical: Sintomas, Causas e Tratamentos – Vídeo 6

Então pessoal, tudo bem? Vamos falar de Pearce hoje.

Dividi essa parte de férias em quatro vídeos, porque a evolução da patologia do periápice é um pouco mais complexa de entender. Então, para irmos bem devagar, vou falar dos estímulos iniciais da inflamação aguda do periápice, da cronificação e depois dos abscessos crônicos e agudos e fístulas, certo? Vamos dividir em três?


Estímulos Iniciais da Inflamação Aguda do Periápice

Qualquer condição inicial onde a gente fala que a polpa está necrótica, absolutamente contaminada pelas bactérias, nessa altura já colonizou todo o espaço pulpular e o canal radicular completamente. O que a gente vai ter é uma flora bacteriana mista. Então, vai ter bastonete, vai de coco, vai ter bactéria gram-negativa, gram-positivas, filamentosos. Os últimos trabalhos estão mostrando até vírus, fungos.

Enfim, a gente tem uma salada de bactérias dentro do canal. Nessa altura do campeonato, essas bactérias vão fazer a mesma coisa que elas fizeram lá atrás: produzir toxina. Onde essa toxina vai ser liberada em cima do ligamento periodontal. Essas toxinas vão sair pelo foram e vão atingir o ligamento periodontal que está ali pertinho. Toxina bacteriana é um estímulo biológico de inflamação. Então, obviamente, que a mesma coisa que aconteceu com a polpa, quando essa toxina chegou lá, a boca inflamou, vai acontecer no ligamento periodontal. O ligamento periodontal vai inflamar. As bactérias vão continuamente liberando toxinas. Lombardi fazer isso nunca. E essas toxinas vão agora provocar uma inflamação no ligamento periodontal da mesma forma que provocaram inflamação na polpa lá atrás.

Você acha que do mesmo jeito que aconteceu com a polpa, ela inflamou e entrou em crise, isso vai acontecer no ligamento periodontal também. Ligamento periodontal vai inflamar e vai entrar necrose. Nota que a situação é muito parecida. Tem diferença nesse processo.

Pense um pouquinho a respeito. Olha, existe uma diferença fundamental entre os dois. A polpa apresentava uma limitação vascular, tá lembrado? O site tinha que passar pelo foram e para chegar nela, e foi por isso que há pouco necrosou. Não vai acontecer a mesma coisa no ligamento periodontal, porque o ligamento periodontal não tem essa limitação vascular. Uma quantidade enorme de sangue pode chegar ligamento periodontal e pode sair do ligamento periodontal. Em outras palavras, o ligamento periodontal vai inflamar inicialmente. Vai acontecer uma inflamação aguda, mas ele não vai entrar em crise. A inflamação vai mudar de aguda para crônica mais pra frente e o ligamento periodontal não vai cruzar. Lembra disso! É super importante.


No próximo vídeo, a gente vai falar um pouquinho dessa transição da inflamação aguda do ligamento periodontal para inflamação crônica. O que acontece, porque que acontece e quaisquer consequências clínicas disso.

Fonte: Video 6 – Periodontite Apical por CanaldoCanal