Pular para o conteúdo

Perguntas e Respostas sobre Arritmia Cardíaca com a Santa Clara Saúde.

A arritmia cardíaca

No Santa Clara Responde deste mês abordaremos a arritmia cardíaca, um distúrbio que causa alterações nos batimentos do coração. Um coração normal e saudável tem um ritmo adequado que varia de 60 a 100 batimentos por minuto, mesmo em situações de estresse ou exercícios físicos. Se esse ritmo muda, o coração tem a capacidade de se ajustar rapidamente. No Brasil, são diagnosticados mais de 2 milhões de casos de arritmia cardíaca por ano. Em geral, a arritmia é considerada benigna e até mesmo inofensiva, mas se não for controlada, pode levar a complicações mais sérias para a saúde.

Causas e sintomas

A arritmia cardíaca é um grupo de doenças muito heterogêneo, onde cada tipo precisa de um tratamento específico. Em geral, a maioria das arritmias é benigna, mas algumas têm implicações diretas na qualidade de vida e, às vezes, na mortalidade de algumas pessoas. A melhor maneira de identificar é por meio de um exame de eletrocardiograma. Algumas vezes, precisamos utilizar outros métodos diagnósticos, como teste ergométrico e outros.

Algumas arritmias podem não causar sintomas, mas, de modo geral, os sintomas incluem a sensação de batimento do coração, fadiga, sensação de coração disparado, sensação de desmaio. A queixa mais comum é a palpitação, ou seja, a sensação de batimento do coração. Os sintomas mais preocupantes são o coração disparado e os desmaios, algo que merece uma consulta com especialistas. Em alguns casos especiais, é necessário um pequeno procedimento cirúrgico em que colocamos cateteres dentro do coração para tentar cauterizar o foco dessa arritmia, um processo que pode levar à cura definitiva. Na grande maioria dos casos, a colocação de marcapasso cardíaco é suficiente para corrigir o bloqueio.

Tratamentos e hábitos saudáveis

O tratamento das arritmias varia de acordo com cada caso. Os benefícios do tratamento incluem a melhoria nos sintomas e o aumento da sobrevida dos pacientes. Em alguns casos, é necessário o implante de um dispositivo chamado desfibrilador, que acompanha a cada momento as batidas do coração e, quando necessário, libera energia elevada em forma de choque para reverter imediatamente o ritmo do coração.

Para manter o coração saudável e prevenir a arritmia, a adoção de hábitos saudáveis é fundamental, como manter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas regulares, controlar o estresse, evitar tabagismo e consumo de álcool em excesso. Se você sentir algum desses sintomas, é muito importante que faça uma avaliação com especialistas.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo informativo sobre arritmia cardíaca. O Hospital Santa Clara está sempre empenhado em contribuir para a sua saúde. Não deixe de curtir o vídeo e se inscrever em nosso canal no YouTube para acompanhar nossos médicos, que sempre trazem conteúdos confiáveis e tiram suas dúvidas sobre saúde.

Fonte: Santa Clara Responde de Abril – Arritmia Cardíaca por Hospital Santa Clara