Pular para o conteúdo

Parto normal: saiba se é possível para você


Bom, o vídeo de hoje é sobre as mulheres que não podem ter parto normal

Quais são as reais indicações de cesárea? Se você tem essa dúvida, fica comigo no vídeo que eu vou te ensinar!

Olá, eu sou Alice e trabalho com mulheres e gestão de parto todos os dias. É por isso que eu criei esse canal no YouTube para te trazer informação e te deixar mais preparada e segura para viver essa fase tão importante da vida de uma mulher. Vem comigo que eu vou te ensinar!

Hoje nós vamos falar sobre as situações em que o parto normal não é indicado, em que a cesárea é a melhor opção. Essas situações são:

  • Prolapso do cordão umbilical: é quando o cordão umbilical sai pela vagina antes que a cabeça do bebê nasça.
  • Descolamento prematuro de placenta: é quando a placenta descola do útero um pouco antes do bebê nascer. Em alguns casos, acontece o descolamento da placenta antes do bebê nascer e isso é muito grave e precisa ser resolvido por cesárea.
  • Placenta prévia: é quando a placenta tapa o colo do útero e se apresenta tanto que o colo do útero não tem espaço para o bebê passar por ali no parto normal. Então, placenta prévia também é uma indicação de cesárea.
  • Apresentação córmica: é aquele bebê que não está nem de cabeça para baixo, nem de bumbum para baixo, está atravessado dentro da barriga da mãe. Esse bebê também não passa pelo canal vaginal, não tem como ele dobrar e passar pelo canal vaginal. Então, um bebê que não está nem de cabeça para baixo e nem sentado, é um bebê que está de ombro no canal de parto e também deve nascer de cesárea.
  • Ruptura uterina: é quando o útero se rompe. Na maioria das vezes, acontece durante o trabalho de parto e tem mais relação com o trabalho de parto de mulheres que já têm uma cicatriz de uma cesárea anterior. Se o útero se rompe, a cesárea é emergencial, na tentativa de salvar a vida do bebê e diminuir as sequelas para a mãe.
  • Herpes genital ativo no momento do trabalho de parto. Mas veja bem, não é porque você já teve herpes genital que você não pode ter parto normal. A questão é se você tiver doença aguda no momento do trabalho de parto. Algumas referências falam até que a contraindicação é para quando a mulher tem o primeiro episódio de herpes. As recidivas talvez não seriam assim uma contraindicação tão importante ao trabalho de parto. Lembrando, se você tem herpes genital, é muito importante que você comunique a sua equipe ao seu obstetra porque existe medicação que pode ser feita no finalzinho da gestação para evitar que a doença esteja ativa no momento do seu trabalho de parto.

Essas são então as 6 reais indicações de cesárea. Cordão enrolado no pescoço, pouco líquido, muito líquido, bebê grande, bebê pequeno, bebê com restrição de crescimento, diabetes gestacional, hipertensão, trombofilia, bebê prematuro, nada disso é uma contraindicação ao parto normal. Nenhuma dessas situações indica necessariamente uma cesárea. É muito importante que você se informe para que você não tenha um sonho do parto roubado de você.

Se você quer continuar aprendendo muito sobre gestação e parto, não deixe de se inscrever no canal. Mande esse vídeo para as suas amigas que estão grávidas. Essa informação pode mudar a história de gestação e parto dela. Um beijo e nos vemos no próximo vídeo.

Fonte: Será que você pode ter parto normal ? por Alice Schultes