Pular para o conteúdo

Osteopenia ou Osteoporose? Saiba a diferença e como identificar.

Tem algumas coisas que chegam ao consultório que você não consegue entender. Isso já foi dito, já foi falado, já foi mostrado que é o correto, mas às vezes a gente pega um dos laudos de densitometria óssea que deixa a cabeça no paciente completamente fora do padrão. Alguns laudos mostrando que ele tem uma choperia, que ele tem um show por Ozzy, e o paciente acha que tem a sua opinião só no quadril ou tenha choque rosa rufino na coluna. E nessa bagunça, o paciente não consegue entender por uma falha talvez de comunicação nesse laudo da densitometria.

Eu quero explicar para você como que é o laudo da gestão metrologia para você entender o que se você tem é a Shea teria ou acho por eles.

A densitometria é um exame que nós consideramos como o padrão ouro para fazer uma análise da sua massa óssea e um exame das da história e teoria é uma conta em você fazer o exame uma análise da sua coluna lombar e no quadril direito. Porque isso é norma técnica em qualquer lugar do mundo vai ser realizado dessa forma. Às vezes a gente lança mão do quadril esquerdo porque pode ser que o quadril direito tenha sido operado, tenha colocado um material que a gente é o material sinter ou colocar uma prótese no quadril. Então, você vai fazer no quadril esquerdo. Mas se não tiver nenhum problema, nós vamos fazer da coluna lombar e no quadril direito para todo mundo falar a mesma coisa.

O que não pode é o que traz uma confusão para o paciente. Às vezes, o laudo vem escrito assim, “a análise da coluna lombar compatível com o post Ozzy e, depois, análise do quadril com o quadro de rocha porosa”. Aí, o paciente no consultório, fica achando que ele tem o choro do Ozzy na coluna e a chopperia no quadril. Poxa, o post Ozzy é uma doença esquelética sistêmica. Quando a gente faz análise da densitometria da coluna e do quadril, nós estamos analisando dois tipos de osso, um outro que é chamado trabecular e cortical que é um osso como se fosse uma esponja e um osso mais duro que é chamado de osso cortical.

Quando a gente vai fazer o laudo definitivo de densitometria, um médico que está fazendo laudo deve ver qual dos dois segmentos, seja na coluna ou do quadril, que existe uma perda maior e deve dar um diagnóstico só como por exemplo post Ozzy densitometrias ou porosidade densitometrias cahan. Não ficar essa bagunça de colocar rocha porosa na coluna, o chopperia no fêmur ou às vezes normal para a coluna, rochateria no quadril. O paciente acaba achando que ele tem é diferentes locais do corpo de que tem ótimo por Ozzy no cantinho. Poxa, eu pedia no cantinho no outro cantinho é normal. Tem nada disso. A gente precisa tá esclarecendo isso para que o paciente possa entender de uma forma correta.

Isso é teoricamente um erro no alto da densitometria e que a gente sempre está orientando através dos congressos e eventos, aulas que são dadas, principalmente para quem está executando esse tipo de exame.

Então, o vídeo de hoje é lembrar não confundir a cabeça de vocês para você poder ter uma ideia se você tem a choperia, a osteoporose ou é normal. Tá bom? Um grande abraço.

Vocês tenham entendido sobre isso, gera uma dúvida de alguns pacientes que estavam vindo no consultório. E qualquer coisa que faça seu comentário, manda pra mim que eu terei o prazer de ajudar. E na próxima semana, eu volto com o novo vídeo no canal Gilvan.

Fonte: Que confusão – Eu tenho Osteopenia ou Osteoporose? por Canal da Osteoporose Dr. Claudio Mancini