Pular para o conteúdo

Os perigos dos subprodutos do mercúrio: alerta de Dirceu


E é só falou mais cedo que é trabalhainveste né não é o os melhores do mercúrio né os mais eficientes do mercúrio. Tal queria ter melhor no que consiste isso que que seriam uso melhor do mercúrio e entender também existem alternativas né o ao Mercúrio. É muito criticado é os efeitos são são prolongados e tal tem muitos estudos mostrando a contaminação e tal vão entender melhor que isso eu quis dizer com peso melhor do mercúrio.
Vamos agente deve Às vezes a gente não sei se vocês acompanham a busca do a corrida do ouro que tem um programa na televisão nos Estados Unidos. Lá a gente vê que aquele é o garimpo americano né só que lá ele tá numa área ou de deserto ou numa área que congela não tem Floresta não tem muita lixiviação. Então, quando agente ver aquele ouro a gente vê grãos grossos de ouro. Na verdade, o nosso Ouro da Amazônia é um ouro devido a todas as chuvas que o bicho Viação é um óleo extremamente Fino que nem um grão de areia ou às vezes até mais fino.
Então, o mercúrio é usado não jogando na terra, não jogando nos rios, e muitas pessoas não entendem. Isso é só entrar no site da dor vão olhar Quais as recomendações que a mor faz nós chamamos de usam mercúrio no circuito fechado, usando luva, usando um lugar. Porque que horas você usa o mercúrio na apuração do é quando você concentra aquela terra na caixa parece um escorregador ou se concentra aquela caixa que geralmente hoje já se usa carpete. E aí você naquela terra concentrada você vai amalgamar o ouro como Mercúrio se você fizer isso em um ambiente fechado como a gente fala numapiscina sujeito vai cria com facilidadeforra um buraco coloca a água ebateriaaquele ouro para concentrar e pegaraquelas partes.
E você tá com ele no circuito fechado e o mais importante é que ali você vai poder reciclar depois. Porque se escapar alguma coisa ficou alí, então o garimpeiro vai atrás de novo para reciclar. Aqui no com juntar mais importante do que isso é queimar o ouro amalgamado corretamente numa retorta. Alguns chamam de Retorno, o filme de Cadinho nome mais correto é retorno, é um equipamento relativamente simples e barato que você vai gastar em torno de 600 reais para comprar um equipamento desse. 1 kg de mercado custa de 1200 a 1500 reais tanto que o garimpeiro joga.
Quanto que custa caro também só que o garimpeiro também não quando usava a retorta. Como eu disse que lá em 1994 a gente ensinava a usar retorta que era para não gerar o mercúrio a fumaça no meu confessa contamina diretamente se você fizer uma queima de de ouro amalgamado vai sair uma o branco e respirar aquilo você vai estar se contaminando. Além do que se Mercúrio também vai virar Mercúrio orgânico metilmercúrio. Esse é o mercúrio que pode contaminar mais quando você usa a retorta e depois da retorta você vai obter o mercúrio líquido novamente.
Nós ensinamos a reativar o mercúrio aprendemos em 2006 a Universidade British Columbia, um braço da ONU que Mercúrio free ordenado pelo Marcelo vere tem vários estudos sobre Mercúrio do Brasil próprio Villas-Boas fez um estudo junto com Alberto Rogério a um geólogo lá do Estado do Pará e mais um alemão que eu não me recordo o nome exatamente agora escrever um livro sobre todas as operações as pesquisas feitas. Tem mais de 30 anos no Tapajós de pesquisa pesquisar a foz do Rio Tapajós pesquisar o Rio Tapajós, pesquisar a me da Foz do Rio Tapajós abaixo da Foz do Rio Tapajós. E também se chegou apontuações em estudos realizados que o Mercúrio sim na Amazônia de forma natural do solo isso podemos certificar.
Eu quem mais estudou a contaminação de mercúrio no Brasil o Instituto Evandro Chagas de Belém e tem livros e registros o disco, mas Mercúrio sempre foi uma propaganda interessante né que falam do caso de minamata que é um caso totalmente diferente do que acontece a minha discussão e meu ponto de vista é que nós devemos ensinar e educar e exigir que o garimpo use o mercúrio de forma correta e use a retorta, uso reciclagem e nós hoje temos bons exemplos de espaço a maioria dos garimpos informação chega ao garimpeiro uso correto da retorta e tal.
Olha, nós através dela todas essas campanhas que agente sempre fez de forma individual de forma empresarial pela minha e agora pelo amor é a gente tenta alcançar cada vez mais o que nós calor estamos fazendo agora fazemos convênios técnicos operacionais tanto Agência Nacional de mineração como com os governos dos estados onde tem incidência a atividade garimpeira. Para quem, na presença do Governo do Estado e das do órgão ambiental, que nem sei se a atividade garimpeira junto com o Ibama, junto com esse rio estudar e levar essa orientação para o garimpo para que seja exigido e obrigado a usar, garimpeiro ser ensinado. Então, a Noro patrocina Associação Nacional do outro patrocina a parte educativa de toda a operação mais racional e mais inteligente da atividade garimpeira. Principalmente nos.
Fonte: Dirceu: “Os subprodutos do mercúrio são nocivos” por Jovem Pan News