Pular para o conteúdo

Olhos Verdes: Curiosidades e Informações Relevantes

Você já ouviu falar que os olhos verdes são os mais raros de todos? E você pode estar pensando: “Meu Deus, doutora, mas eu conheço tantas pessoas com olhos verdes, será que isso é verdade mesmo?”

Assista esse vídeo que vou te contar tudo sobre os olhos verdes, com as maiores curiosidades. Vem comigo!

Olá, seja muito bem-vindo! Eu sou Claudia Del Claro, oftalmologista, e você está aqui no meu, no seu, no nosso canal, o maior canal de oftalmo do Brasil. Se você ainda não me conhecia, se você saiu agora aqui de paraquedas, não perca tempo: inscreva-se, porque toda semana são três vídeos novos para você, vídeos que vão te ajudar a cuidar melhor de seus olhos.

E é isso mesmo: os olhos verdes são uma raridade. Apenas dois por cento da população apresenta esta coloração nos olhos. E você sabe que a cor dos olhos não é igual de nenhuma pessoa, porque ela é uma combinação da melanina. Todos nós temos melanina nos nossos olhos. Umas pessoas têm mais, então os olhos são meio escuros, e outras pessoas têm menos, e isso fica difícil de dizer. Então, nem todo o olho é azul, nem todo o olho é verde. Cada pessoa tem uma cor única, e é isso que é maravilhoso, não é mesmo?

A cor dos olhos verdes é formada por uma melanina marrom clara, mais um pigmento amarelo-lipocromo e mais um toque de dispersão de umas azuis, o que faz com que a percepção dos seus olhos seja verde. Além disso, uma coisa que interfere muito na cor dos olhos é a reflexão da luz. Por exemplo, os meus olhos são azuis, mas hoje estão mais acentuados por causa da blusa que eu vesti especialmente para vocês, especialmente para esse vídeo, para mostrar como essa mudança pode ocorrer de acordo com a reflexão, de acordo com a cor que você está usando embaixo do rosto.

E se você já gostou dessas informações, o que você faz? Já vai me deixando muito mais like e fica até o final desse vídeo.

A cor dos olhos, ao contrário do que muitos pensam, não é uma mistura da cor do pai e da mãe. Tem gente que diz: “Se meu pai tem um olho castanho e minha mãe tem um olho azul, vai misturar e dar um olho verde”. Não, não é uma mistura. A cor dos olhos está muito envolvida com os genes que você tem, e hoje, surpreendentemente, nós sabemos que às vezes até um casal que os dois têm olho claro, o filho pode nascer com olhos castanhos, coisa que antes não acreditávamos que era possível e hoje sim, nós já sabemos que é possível.

Uma grande curiosidade sobre os olhos verdes é que nenhuma criança nasce de olhos verdes. O bebê pode ter os olhos já escuros quando nascer ou os olhos azuis e depois os olhos vão ficando verdes. Eu lembro que, por eu ter olho azul, achei que minha filha iria ter olho azul, e nasceu de fato com olho azul, mas depois foi crescendo e os olhos ficaram verdes.

No mundo, existem dois por cento da população total que tem olhos verdes, mas em alguns países, como os países nórdicos, países do norte da Europa, Escócia, Irlanda, mais de oitenta por cento da população são de pessoas com olhos verdes. E outra curiosidade é que, na estatística total, as mulheres têm mais probabilidade de ter olhos verdes do que os homens. Ainda não há uma explicação sobre isso.

E muitas pessoas acreditam e têm aquele mito de que os olhos verdes, os olhos azuis, podem ser mais sensíveis à luz do sol. De fato, existe menor quantidade de pigmentos de melanina na íris, por isso que o olho é claro. Mas entretanto, nem isso é taxativo de você ter mais sensibilidade à luz do sol. Pode entrar mais sol lá dentro do seu olho, mas se você tem menor quantidade de pigmentos de melanina lá na retina, você também vai ter essa sensibilidade. Por isso, aqui no consultório, tem muitos pacientes que têm o olho escuro, mas têm grande, mas grande mesmo, sensibilidade à luz, e é por esta razão, por causa da falta de pigmentos escuros lá na retina e não necessariamente na íris.

Fonte: Tudo Sobre Olhos Verdes – Curiosidades Sobre Olhos Verdes por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista

Marcações: