Pular para o conteúdo

Obstrução Intestinal: Entenda o quadro que levou Bolsonaro à internação

É bom que provavelmente é sempre cometer um pequeno erro em algum caso que estamos lidando. A gente dá uma opinião com base no que estamos ouvindo. No caso do presidente, ele teve alguns quadros de suboclusão intestinal, provavelmente por causa da cirurgia que realizou. A cada correção de hérnia criam-se algumas aderências. Algumas vezes, as alças do intestino se aderem e se juntam, prejudicando muito o trânsito do conteúdo alimentar. A pessoa começa a vomitar, tem dor e, nos primeiros momentos, é submetida a um tratamento clínico. No caso do presidente, provavelmente os médicos tentam evitar a cirurgia, pois já foram realizadas várias vezes. Cada vez que se opera de novo, o quadro torna-se mais difícil de ser resolvido.

O presidente Jair Bolsonaro relatou nas redes sociais, na manhã de hoje, que começou a se sentir mal depois do almoço de ontem (domingo), e o boletim médico fala também sobre dores abdominais. Tudo isso por conta desse quadro mesmo. Já chegou no hospital de sobreoclusão intestinal.

Quanto às consequências desse problema, o quadro pode tornar o dia-a-dia rotineiro complicado. É preciso avaliação e até algum tipo de intervenção da equipe médica. É necessário atenção às náuseas, vômitos e dores abdominais, que podem surgir.

No geral, tenta-se tratar a suboclusão de maneira mecânica, tentando algo que possa estar obstruindo e não deixando drenar. Muitas vezes, a solução é a sonda nas nasogástrica para drenar o conteúdo que está armazenado no abdômen, e o jejum é feito para ajudar a repousar e esperar que o organismo volte a funcionar normalmente.

Na internação, o período pode variar de 24 a 48 horas, dependendo do cirurgião. No caso do presidente, que já foi submetido a muitas cirurgias, o cirurgião só poderá saber a dimensão do problema na hora da operação. Se tudo correr bem, normalmente, a pessoa fica internada por sete dias e fica três ou quatro dias no hospital. Cada caso é um caso e cada situação é uma situação.

Fonte: Bolsonaro internado: O que é obstrução intestinal, quadro que atinge o presidente por UOL