Pular para o conteúdo

Objeto no ouvido: Como agir em casa e quando é necessário procurar ajuda médica?


Olá papai, mamãe! Tudo bem com vocês?
O vídeo de hoje é sobre um assunto muito curioso: seu filho já colocou algum objeto no ouvido? O que fazer quando isso acontece? É sobre esse assunto que iremos conversar com vocês hoje.
Bom, não é novidade para ninguém que as crianças que estão em fase de desenvolvimento de fala e aprendendo a andar são muito curiosas, não é mesmo? Querem pegar em tudo, cheirar e levar os objetos à boca. E, com toda essa curiosidade, entre uma brincadeira e outra, pode acabar acontecendo que ele introduza dentro do ouvido algum objeto. Vale miçanga, pedaço de brinquedo, comida (principais: feijão, milho)… Já aconteceu por aí, é bastante comum. As crianças escondem o fato de terem introduzido esse objeto na orelha, principalmente pelo medo de serem repreendidos, e os pais demoram bastante tempo para descobrir que isso aconteceu.
Inicialmente, a criança não apresenta nenhum sintoma, mas depois de um tempo pode aparecer perda auditiva unilateral, zumbido. Dependendo do tipo de objeto, pode acontecer lacerações, arranhões e infecção. E isso pode causar um grande problema no ouvido da criança.
Vale lembrar que o corpo estranho no ouvido não é uma urgência otorrinolaringológica. Ele pode ficar lá um tempinho, porém, se ficar muito tempo, pode trazer essas complicações. O uso de cotonetes ou pinças pelos pais e até por um profissional não especializado não é recomendado, pois pode empurrar mais para dentro o corpo estranho, causar lacerações e dificultar a remoção do corpo estranho pelo otorrinolaringologista.
Caso note que seu filho introduziu algo dentro da orelha, não deixe de procurar ajuda especializada. Um otorrinolaringologista deve avaliá-lo. Não use métodos caseiros para tentar remover.
Uma dica para evitar que isso aconteça é não deixar a criança brincar com objetos pequenos sem supervisão e sempre orientá-los de que é perigoso colocar algo dentro do ouvido. É sempre importante contar com especialistas em situações de risco e buscar alternativas seguras para a saúde da sua criança.
Em caso de dúvidas, deixe aqui nos comentários que eu vou responder, ou então agende uma consulta.
Fique ligado no canal, se inscreva, ative o sininho das notificações e não deixe de curtir. Tchau, tchau, tchau!
Fonte: Meu filho colocou algum objeto no ouvido. O que fazer? por Dra. Viviane Pandini