Pular para o conteúdo

O que é tétano? Causas, sintomas e tratamento


Olá, meu nome é Max Onara. Eu sou aluno do curso de Ciências Biológicas Virtual. Nessa vídeo aula de hoje, vamos falar sobre doenças que são causadas por bactérias. Especificamente, vamos falar sobre o Tétano e o que envolve essa doença.
O Tétano é uma doença grave que é causada por uma bactéria infecciosa não contagiosa, ou seja, ela não passa de uma pessoa para outra. Ela é causada por toxinas que vão atuar principalmente sobre o sistema nervoso central. Com relação à bactéria, vamos falar mais no decorrer da apresentação.
O agente causador do Tétano é uma bactéria chamada Clostridium tetani. Essa bactéria é um bacilo, ou seja, ela apresenta um formato de bastão. Além disso, ela é gram-positiva, o que significa que ela apresenta uma camada mais espessa de peptídeo-glicano em sua parede celular. Ela também é uma bactéria anaeróbia obrigatória, ou seja, só vai sobreviver na ausência de oxigênio. E, por fim, ela é esporulada, o que quer dizer que apresenta esporos. São justamente esses esporos que vão ser responsáveis por fazer com que essa bactéria ela consiga sobreviver por mais tempo no ambiente e mesmo assim, continuar infectando.
Com relação à transmissão, ela se dá através da contaminação de um ferimento com os esporos do bacilo do Tétano. Esses esporos vão estar presentes nos mais diferentes ambientes, como por exemplo, em solos que estejam contaminados por fezes de animais ou de seres humanos, na poeira ou nos objetos metálicos, de forma geral. Vale salientar que eles vão estar presentes nos objetos metálicos que estejam enferrujados.
Essa transmissão vai dar na seguinte forma: uma pessoa quando entra em contato com o objeto que esteja contaminado por esses bacilos e ela fura com ele, esses esporos vão penetrar na pele através de uma ferida e lá eles vão começar a produzir bactérias. Essas bactérias por sua vez, vão começar a produzir toxinas e vão liberá-las na corrente sanguínea.
A principal ação das toxinas está relacionada ao Tétano. O Tétano vai fazer com que ocorra um bloqueio dos sinais neurológicos da coluna vertebral para os músculos. Essa ação das toxinas é o que faz com que os músculos fiquem mais duros e enrijecidos. Além disso, a doença pode causar insuficiência respiratória, dificuldades para mastigar e deglutir, e dificuldade de abrir a boca.
Com relação ao diagnóstico, ele pode ser de duas formas: através do clínico e do laboratorial. O diagnóstico clínico é o mais indicado e está relacionado principalmente com a análise dos sintomas. Já o diagnóstico laboratorial é utilizado apenas para comprovar as suspeitas feitas anteriormente pelo diagnóstico clínico.
Uma vez diagnosticada com Tétano, o tratamento deve ser feito para amenizar os sintomas da doença, já que o Tétano é uma doença que não tem cura. Esse tratamento é indicado que ele seja feito preferencialmente nas unidades de saúde devido à gravidade da doença.
Com relação à prevenção, a principal forma de prevenir o Tétano é através da vacinação, que é feita de forma gratuita nos postos de saúde. Além disso, é importante utilizar equipamentos de segurança, lavar as feridas de forma adequada para evitar o desenvolvimento de bactérias e manter a vacinação em dia.
Fonte: Tétano por Maxsonara Freitas