Pular para o conteúdo

Novo estudo aponta vírus como possível causa da esclerose múltipla

Estudo revela vírus como gatilho para Esclerose Múltipla

Uma notícia promissora para pacientes com Esclerose Múltipla foi revelada por um estudo. Descobriu-se que um vírus comum presente no meio da população pode ser um gatilho para a doença, que afeta quase 40 mil pessoas no Brasil. O próximo passo é pesquisar uma maneira de combater esse vírus.

O que é Esclerose Múltipla?

A Esclerose Múltipla é uma doença que afeta o cérebro e a medula espinhal. O sistema imunológico do corpo provoca um ataque inflamatório na bainha de mielina, uma cobertura que reveste as fibras nervosas responsáveis pela transmissão dos impulsos. Os sintomas são variáveis e podem incluir alterações visuais, perda de sensibilidade, dormência, formigamento, desequilíbrio, dor facial, fadiga, dentre outros. A doença não tem cura e sua causa ainda não é totalmente conhecida.

Relação com o vírus do beijo

Desde sempre se suspeitou da presença do vírus do beijo, também conhecido como vírus Epstein Barr, como um gatilho para a doença. Mas foi agora, através de uma pesquisa da Universidade de Nebraska em parceria com pesquisadores dos Emirados Árabes, que ficou comprovado que o contato com esse vírus é muito comum e acontece na infância. A relação biológica entre o vírus e as células imunológicas é fator determinante para o desencadeamento da doença em pacientes com predisposição genética para a Esclerose Múltipla.

Desafios

A Esclerose Múltipla é uma doença que traz muitos desafios aos pacientes, como o medo de fazer planos para o futuro, preconceito e incertezas. Ainda assim, é possível conviver com a doença e levar uma vida saudável e feliz, com a ajuda de tratamentos médicos, psicológicos e cuidados com o corpo e a mente.

Quanto antes iniciar o tratamento, melhores são as chances de melhora na qualidade de vida e redução dos sintomas. A última descoberta da medicina traz uma perspectiva promissora na luta contra a Esclerose Múltipla.

Fonte: Estudo revela vírus que pode ser gatilho para a esclerose múltipla por Hoje em Dia