Pular para o conteúdo

Notícia sobre greve na enfermagem gera críticas à FNE.


O Fórum Nacional da Enfermagem (UFNE) divulgou uma nota no dia 2 de Março com esclarecimentos e orientações para a greve nacional da enfermagem que ocorrerá no dia 10 de Março. A duração da greve pode ser de 12 a 24 horas, dependendo da decisão do sindicato. Durante a greve, será realizada uma doação de sangue, ideia que foi considerada brilhante por muitos, pois mesmo para aqueles que não podem doar, a simples presença para receber informações ou para fazer a coleta dá um respaldo legal para justificar a ausência do trabalhador. Isso garante também que esse ato não será judicializado, como aconteceu em uma greve realizada em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), na qual a enfermagem foi considerada irregular.
Além disso, a nota informa que serão realizados atos em todos os estados do Brasil, como uma mobilização no Salão Verde da Câmara no dia 7 de Março; uma audiência pública no dia 15 de Março, na qual serão convidados ministros que fazem parte do grupo de trabalho; e um ato público em Brasília pelo piso da enfermagem no dia 29 de Março.
Entretanto, a nota do UFNE foi duramente criticada por muitas pessoas, que esperavam uma greve por tempo indeterminado. Nos comentários deixados na postagem do Fórum Nacional da Enfermagem, a maioria das pessoas criticaram as ações do UFNE e suas estratégias para a greve.
Algumas pessoas relataram dificuldades em fazer a doação de sangue, enquanto outras destacaram que a greve deveria ser mais firme para promover maiores mudanças. Muitos ainda afirmaram que o Fórum Nacional da Enfermagem não acredita que teremos uma solução e que serão feitos de palhaços e que vão tapar o sol com a peneira por mais 20 anos.
O Fórum Nacional da Enfermagem está enfrentando muita pressão para lutar pelo piso salarial da categoria. Hospitais privados, municípios, estados e filantrópicos estão contra o piso, o que torna a luta ainda mais difícil. Apesar disso, é necessário dar apoio e incentivar a categoria a não desistir da luta.
É importante lembrar que as mudanças não acontecem da noite para o dia. A luta pela valorização da enfermagem é longa e árdua, mas é possível mudar a situação. A enfermagem merece um piso salarial justo e digno para sua profissão fundamental na saúde e cuidado dos pacientes.
Fonte: FNE DIVULGA NOTA SOBRE A GREVE DA ENFERMAGEM E É DURAMENTE CRITICADO! por O Mundo Hospitalar

Marcações: