Pular para o conteúdo

Nódulos na tireoide em mulheres: causas, sintomas e tratamento (26/01/2021)

O módulo na tireoide: esclarecendo dúvidas com a Dra. Maithê Pimentel

Os nódulos na tireoide são muito comuns e geram muitas dúvidas. De acordo com a Dra. Maithê Pimentel, cerca de sessenta por cento das pessoas têm nódulos na tireoide, sendo mais prevalente em mulheres do que em homens. Os nódulos podem ser causados por diversos fatores, como hormônios, receptores e incidência genética.

O tipo histológico mais prevalente de câncer de tireoide não é tão agressivo, mas é importante procurar o médico caso seja detectado um nódulo. A Dra. Maithê recomenda que, se houver um aumento no pescoço e um nódulo aparecer, é necessário procurar um médico com urgência.

Para identificar um nódulo, é possível fazer uma ultrassom ou pelo exame de palpação. No entanto, a Dra. Maithê destaca que o ultrassom é mais sensível e capaz de identificar nódulos menores do que o exame de palpação.

Além disso, existem mitos e verdades que geram ainda mais dúvidas sobre os nódulos na tireoide. Abaixo, a Dra. Maithê esclarece alguns:

  • Mito: todo nódulo na tireoide é câncer.
  • Verdade: somente 5% dos nódulos na tireoide são câncer.
  • Mito: nódulos na tireoide sempre causam sintomas.
  • Verdade: nem sempre nódulos na tireoide causam sintomas.
  • Mito: apenas mulheres podem ter nódulos na tireoide.
  • Verdade: todos os gêneros podem ter nódulos na tireoide.

A Dra. Maithê também destaca que nódulos na tireoide não estão diretamente ligados ao ganho de peso e que, em caso de hipotireoidismo, a dosagem do remédio pode estar errada e é necessário fazer acompanhamento médico.

É importante lembrar que, em caso de dúvidas ou suspeitas de nódulos na tireoide, é necessário procurar um médico especializado para o diagnóstico correto.

Fonte: Nódulos na tireoide – Mulheres (26/01/2021) por Mulheres