Pular para o conteúdo

Nódulo Pulmonar: causas, sintomas e tratamentos.


Oi pessoal!
Hoje vamos falar sobre nódulo pulmonar. Você já passou pela situação de fazer um raio-x ou uma tomografia do tórax e receber o resultado com a presença de um nódulo em seu pulmão? A preocupação maior é a possibilidade de estar desenvolvendo um câncer de pulmão, porém nem sempre é esse o caso.
Muitas vezes, o nódulo é apenas uma cicatriz de processos antigos, como gripes, pneumonia ou tentativa de invasão pelo bacilo da tuberculose. Além disso, a exposição a ambientes poluídos também podem produzir nódulos nos pulmões.
Para esclarecer a situação, os especialistas habilitados são o pneumologista e o cirurgião de tórax. Eles irão avaliar o nódulo conforme o risco de malignidade, ou seja, se representa um alto ou baixo risco. Se for um nódulo de baixo risco, é feito um acompanhamento radiológico, que consiste em fazer avaliações periódicas com tomografias para acompanhar a evolução da imagem. Caso o nódulo esteja crescendo, será necessária uma investigação mais aprofundada.
Já se o nódulo possui características de suspeito na primeira avaliação, é feita uma investigação mais detalhada, podendo ser necessário realizar um pet-scan ou uma broncoscopia. A broncoscopia é um exame endoscópico que irá avaliar os pulmões e coletar material para realização de exames. Se ainda assim a investigação não for conclusiva, pode ser necessária a remoção do nódulo por meio de cirurgia.
Se o nódulo for um câncer de pulmão, a boa notícia é que ele está em estágio inicial e há grandes chances de cura, seja por meio de cirurgia ou outros tratamentos complementares.
E aí, você já passou por essa situação ou conhece alguém que passou? Compartilhe sua experiência nos comentários!
Fonte: Nodulo Pulmonar: o que é e o que fazer? por Respire Ar – Dr Rodolfo Fred Behrsin