Pular para o conteúdo

Neuralgia Occipital: Como Tratar e Aliviar os Sintomas


Olá Neuri lovers! Que saudade que eu estava de vocês.
Atendendo a muitos pedidos de alguns escritos aqui no canal, eu vou conversar um pouco com vocês sobre como tratar a neurologia hospitalar.
E se você não sabe o que é essa neuralgia ou a neuropatia de Arnor, vá lá no vídeo que eu fiz explicando sobre essa doença. Eu vou deixar o link aqui na descrição para vocês verem.
A neuropatia de Arnor pode ser tratada com analgésicos associados a medicamentos para dor neuropática, como anticonvulsivantes pregabalina e gabapentina, além dos antidepressivos como a amitriptilina ou do loxê tina, por exemplo.
Mas muitas vezes essa dor é incapacitante e mesmo com tratamento conservador com ação de todo time multidisciplinar com psicólogo, neurologista, fisioterapeuta, todos agindo juntos, não há uma melhora razoável e nós precisamos partir para uma opção de tratamento minimamente invasivo.
Essas opções são o bloqueio hospitalar, rizotomia por radiofrequência e a estimulação hospitalar percutânea.
E aqui nós temos o local do ponto de Arnold que é onde nós fazemos esse procedimento, fica aqui na região posterior do crânio, na região occipital, e essa que é a região em que nós realizamos o procedimento.
O bloqueio seria feito com uma agulha simples como essa aqui é uma agulha de gauge aproximadamente 21 e nós fazemos um anestésico local nessa região. O paciente muitas vezes fica acompanhado com o anestesista realizando uma sedação, fica em decúbito ventral, olhando para baixo, e com auxílio da radioscopia ou do ultrassom, nós localizamos esse ponto, posicionamos a cânula, injetamos a medicação que seria anestésico local, a lidocaína e a bupivacaína, e com isso nós proporcionamos uma melhora da dor.
Caso haja a melhora por muito tempo, porque o bloqueio ele pode durar algumas horas, porque a medicação vai durar em torno de duas a 6 horas ou um pode durar dias, semanas ou até mesmo essa melhora. Então, a partir do momento em que volta a dor, nós podemos fazer uma rizotomia por radiofrequência que seria também uma agulha mais ou menos aproximadamente de siga áudio nós posicionamos aqui no ponto de Arnold e com isso nós fazemos uma modulação desse nervo occipital que está vindo aqui nessa região. A partir do momento que nós fazemos essa modulação, geralmente em torno de 20 minutos com uma alternância da largura de pulso da voltagem, nós temos uma melhora. Os estudos estão mostrando agora mais de seis meses uma no bom. Então, essa pode ser uma opção também.
No último caso, existe ainda a estimulação hospitalar percutânea que seria feita com um eletrodo semelhante a esse daqui é um eletrodo percutâneo que vem aqui na região posterior e hospitalar e é posicionado pegando toda essa região aqui do ponto de Arnold, esse eletrodo ele vai ser conectado a um gerador que ficaria aqui na região infraclavicular, logo abaixo da clavícula, e conectado pelo subcutâneo e com isso seria feita uma neuromodulação indo para esta região.
É isso aí, Neuris, eu espero que esse vídeo tenha ajudado. Se ficou qualquer dúvida, coloca sua pergunta aqui nos comentários que eu vou responder assim que possível. Aproveita para se inscrever, ativar o sininho das notificações. Muito obrigada por assistir, compartilhe e pense bem sobre a saúde dos seus nervos.
Fonte: Tratamento da Neuralgia Occipital por A Neuro sem Neura – Dra. Vanessa Milanese