Pular para o conteúdo

Neuralgia, Nevralgia e Radiculopatia: Causas e Tratamento na Clínica de Fisioterapia do Dr. Robson Sitta

Neuralgia e Radiculopatia: causas e tratamentos

Olá, saudações a todos! Hoje eu vou falar um pouco sobre um tema que chama neuralgia, neuralgia ou até mesmo radiculopatia. O que seriam esses termos e a que eles se referem? Vamos lá!

Neuralgia ou neuraglia são termos que se referem a uma dor intensa no paciente, muitas vezes de caráter contínuo e agudo, causada pelo tecido nervoso. Geralmente, o paciente tem dificuldade em encontrar uma posição ou uma forma de aliviar essa dor. As causas geralmente são irritativas, ou seja, alguma postura, movimento ou atividade que causa irritação no tecido nervoso, ou pós-traumáticas, ou seja, traumas que levam a uma lesão da raiz ou do tecido nervoso.

Outras causas também podem levar a um quadro de neuralgia, como causas infecciosas, como o vírus da herpes zoster, HIV ou diabetes. Dentro da ortopedia, especificamente, temos as causas relacionadas à espinha e medula espinhal, como uma hérnia de disco ou um processo de artrose. Essa irritação leva a um quadro de sensibilização neural, levando a um quadro de neuralgia ou radiculopatia, ou seja, uma lesão nervosa que pode ocorrer pela medula espinhal ou pelas raízes nervosas.

Dentro das neuralgias de caráter periférico, temos a compressão dos nervos periféricos, como é o caso do nervo mediano e radial. O tratamento para a neuralgia depende da identificação da real causa que está levando a irritação e compressão do tecido neural. Este pode ser feito através da minimização dos fatores que estão levando à irritação, traumas, posturas, movimentos etc.

Em relação aos tratamentos, é importante que o paciente tenha acompanhamento médico e medicamentoso para ajudar no processo de melhora e regeneração do tecido neural. Em alguns casos, o paciente responde mecanicamente ao tratamento, enquanto em outros casos, é necessário entrar com estratégias e técnicas para minimizar os efeitos irritativos ou compressivos.

Casos clínicos

Um paciente chegou com dor constante, a dor não passa e varia, mas não cessa. O grau de irritabilidade também já é alto e ele não responde mecanicamente. Determinadas posturas e movimentos diminuem o grau de irritabilidade, mas mantém sempre um grau de irritabilidade e a dor começa a aumentar novamente.

Para tratamento destas dores é necessário identificar as reais causas para que se possa instituir um tratamento que atenda às necessidades do paciente. O tratamento deve acelerar o processo de cura e melhora do paciente, além de auxiliar no processo de regeneração do tecido neural. É importante ter acompanhamento médico para ajudar com o suporte medicamentoso necessário para o tratamento.

Espero ter esclarecido um pouco sobre o tema. Até a próxima!

Fonte: Neuralgia Nevralgia Radiculopatia O que é? Causas e Tratamento Clínica Fisioterapia Dr. Robson Sitta por Dr. Robson Sitta