Pular para o conteúdo

Neuralgia do Trigêmeo: O que causa a neuralgia do trigêmeo?

Neuralgia do Trigêmeo – O que causa a neuralgia do trigêmeo?

A neuralgia do trigêmeo é uma das causas mais importantes de dor na face. Então, pacientes sentem crises de dor facial na grande maioria das vezes de um lado só do rosto, em um ou mais Ramos do trigêmeo.

O trigêmeo recebe esse nome porque ele tem três Ramos: oftálmico, maxilar e mandibular. As dores na maioria das vezes são do tipo choque, pontada ou fisgada. Começam e terminam de repente, como se fossem crises, podendo ser desencadeadas por estímulos táteis, como falar, mastigar e escovar os dentes, ou simples vento no rosto.

Mas o que causa a neuralgia do trigêmeo? Eu recebo muito essa pergunta, não só no consultório, mas também aqui nas redes sociais. Vou falar sobre as três principais situações que são a compressão do trigêmeo, uma doença auto-imune, a esclerose múltipla, e outra situação que é a neuralgia do trigêmeo idiopática. Ao final do vídeo, eu falarei sobre duas situações que podem causar dor no trigêmeo, mas não são consideradas neuralgia do trigêmeo, que são dores após procedimento dentário e dores causadas pelo herpes zoster no ramo oftálmico do trigêmeo.

Então, a primeira situação é uma compressão do nervo trigêmeo, que na maioria das vezes é por um vaso sanguíneo. Às vezes, por um tumor, isso é muito mais raro, e quando é um tumor, é benigno. Aqui em amarelo, nós estamos vendo o nervo em vermelho, um vaso sanguíneo que deveria passar acima do nervo. O resultado do nervo, em alguns pacientes, passa próximo a essa pulsação, sobre o nervo, o dia inteiro, acaba então desgastando uma camada protetora do nervo. Esse desgaste vai gerar uma espécie de curto-circuito, é esse curto-circuito que é então responsável pelas dores excruciantes do tipo choque que o paciente sente.

A segunda situação é a presença de uma doença autoimune, chamada a esclerose múltipla. Mas, afinal, o que é esclerose múltipla? Nosso sistema imunológico reconhece de forma equivocada essa camada protetora como algo perigoso, e através das nossas células de defesa, vão lá e atacam essas células. Isso vai gerar um curto-circuito também no nervo, consequentemente, provocando dores do tipo choque.

A terceira situação nós chamamos de neuralgia do trigêmeo idiopática. Idiopática é o termo científico que nós utilizamos quando uma doença não tem uma causa definida. No caso da neuralgia do trigêmeo, muito provavelmente, é um envelhecimento um pouquinho mais exacerbado dessa camada protetora que pode ocorrer com o tempo.

Eu preciso falar para vocês sobre duas situações muito importantes, onde também a dor na face, também a dor causada pelo nervo trigêmeo, mas não podem ser consideradas como neuralgia do trigêmeo típica. A primeira situação é a reativação do vírus da catapora, que nós conhecemos como herpes zoster. Essa reativação pode, de fato, afetar principalmente o ramo oftálmico do trigêmeo, que neva aqui acima dos olhos, e causar bastante dor. Em alguns casos, essa é triste por anos, onde a gente chama então de neuralgia pós-herpética. Eu já gravei um vídeo aqui para vocês sobre isso, e vou deixar o link aqui nas inscrições.

A outra situação são lesões causadas por procedimentos dentários em Ramos do trigêmeo. Então, durante o procedimento, ou extração dentária, ou colocação de implante, os caminhos do trigêmeo que passam perto dos dentes, podem ser machucados, causando bastante dor. Mas isso não pode ser considerada como uma neuralgia do trigêmeo típica.

Bom, e se você tem interesse em saber mais sobre a neuralgia do trigêmeo, não deixe de assistir esse vídeo que está aqui no canto superior direito. Nesse vídeo, eu falo sobre todos os aspectos, desde o diagnóstico, até o tratamento da doença.
Fonte
O que causa a neuralgia do trigêmeo por Dr. André Mansano – Tratamento da Dor