Pular para o conteúdo

Neuralgia do pudendo: sintomas e tratamento.


Olá pessoal, tudo bem? Eu sou o Daniel, quiropraxista aqui da Emcasa. Em abril, eu prometi para vocês que faria um vídeo explicando como funciona a neuralgia do pudendo ou a neuralgia pudenda. Achei importante atender às muitas perguntas e pedidos de informações nos comentários da página. Então, estou cumprindo minha promessa agora.
A neuralgia do pudendo é um distúrbio neurológico, uma irritação neurológica em que a pessoa sente dor na região do assoalho pélvico. Ela é parecida com a nevralgia do nervo ciático. Assim como o nervo ciático, ela causa uma diminuição na capacidade de contração muscular de alguns músculos e causa dor na região da pele. Ela também causa um déficit de envio de informação do cérebro para o músculo, além de afetar o controle do esfíncter anal e uretral.
O nervo pudendo é constituído de raízes nervosas que saem do sacro e é responsável pela inervação da musculatura e da região da pele do assoalho pélvico, além de fazer a inervação dos órgãos sexuais. A principal queixa de quem sofre com essa neuralgia é uma dor queimada e difusa espalhada nas regiões do ânus, periné, órgãos sexuais e da bacia. Muitas pessoas sofrem com dor durante o ato sexual, o que interfere no prazer da relação.
O mecanismo da neuralgia do pudendo pode ser infeccioso, mecânico, por trauma ou por uso prolongado de bicicletas ou motocicletas, por exemplo. É comum em ciclistas profissionais e motociclistas que passam muito tempo em cima dos assentos, que nesses casos teriam alguma alteração na região do osso do quadril.
Um mecanismo de neuralgia do pudendo muito simples e barato de ser tratado é a discinesia. Ela ocorre quando há um movimento errado da pelve, o que pode tracionar o nervo pudendo e prejudicar seu trajeto para a região do períneo e da bacia. O tratamento consiste em uma avaliação da movimentação do sacro em relação ao osso da bacia. Se um quiropraxista notar que existe uma alteração nessa articulação, ele pode fazer ajustes na mesma consulta para tentar restaurar seu movimento adequado. Além disso, é possível fazer exercícios específicos para ajudar a resolver esse problema.
É essencial ressaltar que nem sempre esse tipo de problema é tratável dessa forma e que o profissional da quiropraxia pode indicar outro profissional caso seja necessário. Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre a neuralgia do pudendo. Qualquer pergunta, eu fico feliz em responder. Obrigado pela atenção e até logo!
Fonte: Nevralgia do pudendo ou neuralgia do pudendo. quais o sintomas e como tratar. por Clínica Reabil