Pular para o conteúdo

Negativo e não reagente no exame: qual a diferença?


Olá, eu sou o professor Sócrates, mas esse é o canal Se Complica Mais. Um canal que te ajuda a entender melhor as Ciências da Saúde. Hoje, temos mais um vídeo da série Professor Responde. Se você gostar do nosso conteúdo, tem uma forma de nos ajudar: se inscreva no canal, dê o joinha e compartilhe para que mais pessoas conheçam o nosso trabalho.
Hoje, vamos responder uma dúvida frequente nas redes sociais: a diferença entre resultado negativo e não reagente em exames laboratoriais. Todo teste laboratorial é uma reação que é feita. Quando se utiliza os termos positivo e negativo, isso está muito associado à doença. Por exemplo, se o teste deu positivo, você tem aquela doença. Se deu negativo, você não tem. No entanto, em muitos testes laboratoriais, isso não faz tanta diferença, mas em outros testes, faz diferença.
Por isso, é mais correto que, quando o laboratório faz um teste para pesquisa de um cor ou de antígenos, para a Covid-19 ou outras doenças, utilizem o termo reagente e não reagente. Isso porque, quando a reação realizada ocorreu, pode-se dizer que o teste foi reagente; quando a reação não ocorreu, pode-se dizer que o teste foi não reagente. É melhor que o médico utilize o termo negativo e positivo apenas quando estiver relacionando a doença em si.
Espero que tenham esclarecido suas dúvidas. Se ainda restarem perguntas, você pode fazê-las lá no Youtube. Muitas vezes, não consigo respondê-las apenas digitando, mas farei um vídeo respondendo à sua dúvida, pois muitas pessoas podem ter a mesma questão. Para que a nossa linguagem no laboratório esteja sempre correta, devemos utilizar os termos não reagente e reagente.
Fonte: MEU EXAME I Negativo e Não Reagente é a MESMA COISA? por DescomplicaMais