Pular para o conteúdo

Nefrite vs Pielonefrite: Qual é a diferença?

Nefrite ou pielonefrite: Entenda as diferenças

Olá amigos, eu sou o Dr. Roberto Dovão do canal Nefrologista. Hoje, vou explicar de forma simples as diferenças entre a pielonefrite e a nefrite.

Pielonefrite

A pielonefrite é um tipo de infecção urinária aguda que acomete o sistema urinário superior, ou seja, a pelve renal. Geralmente, é causada por bactérias, sendo a Escherichia coli a mais comum. Esse processo inflamatório pode se estender por toda a pelve renal e pelos cálices renais, formando até mesmo microabscessos renais.

Os sintomas da pielonefrite incluem dor lombar, febre, mal-estar e toxina. É importante destacar que se trata de uma infecção urinária grave, pois está afetando uma víscera. O diagnóstico pode ser feito através de exames simples de urina e urocultura, além de uma tomografia computadorizada de abdome com contraste, que permite visualizar bem o processo inflamatório.

O tratamento da pielonefrite é baseado em antibióticos endovenosos. O paciente precisa ficar internado por pelo menos dois ou três dias, recebendo medicação para dor e hidratação. Havendo melhora clínica, o paciente recebe alta com antibiótico via oral a ser tomado por cerca de 14 dias. Se não tratada a tempo, podem ocorrer complicações graves, como a formação de um abscesso renal, que necessita de drenagem, ou até mesmo o quadro de sepse, que é a infecção generalizada do organismo e pode levar a uma situação muito grave que requer internação em UTI.

Nefrite

A nefrite é um termo utilizado para se referir às doenças do parênquima renal, ou seja, aos rins propriamente ditos. São, na verdade, doenças glomerulares, que afetam as estruturas microscópicas dos rins chamadas glomérulos. Essas estruturas desempenham a principal parte da filtração renal, e podem sofrer um processo inflamatório quando o sistema imunológico próprio do organismo passa a agredi-las.

As nefrites, ou glomerulonefrites, podem causar perda de proteína urinária, redução da proteína no sangue, inchaço, redução do volume urinário, presença de sangue na urina, elevação da pressão arterial e elevação da creatinina. O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais, como urina de 24 horas, urina simples, exames de sangue, entre outros, e pode requerer até mesmo uma biópsia renal.

O tratamento das nefrites é baseado em medicamentos anti-hipertensivos, diuréticos e corticoides e, em alguns casos, podem ser necessários imunossupressores. É importante ressaltar que o tratamento é diferente da pielonefrite, que é uma infecção urinária.

Espero ter esclarecido as diferenças entre pielonefrite e nefrite. Lembre-se de que é muito importante procurar um médico ao mínimo sinal de infecção urinária, principalmente com febre e dor lombar. Se você gostou do conteúdo, deixe seu like e compartilhe com seus amigos!

Fonte: Nefrite e Pielonefrite são DIFERENTES ? por Nefrologista