Pular para o conteúdo

Nariz Sangrando: Causas e Tratamentos Efetivos

Sangramento no Nariz – O que fazer, causas e como evitar

Se você já teve algum sangramento no nariz, sabe por que isso acontece e o que fazer para controlar o sangramento. Então preste atenção neste vídeo, porque é disso que eu vou falar.

O sangramento do nariz, ou como chamamos na medicina, epistaxe, é um problema muito comum. Estima-se que 60% das pessoas vão apresentar pelo menos um episódio durante a vida. Isso porque o nariz é uma região do corpo que possui uma grande quantidade de vasos e fica exposta, ou seja, qualquer machucadinho em algum desses vasos pode sangrar.

Informações que você deve saber

Existem quatro informações que você deve saber sobre isso: o que fazer, o que causa, como evitar e quem procurar.

O que fazer

Na maioria das vezes, o sangramento tem origem na parte da frente do nariz e pode ser facilmente controlado. Mas podem acontecer sangramentos posteriores, onde ficam os vasos mais calibrosos. Apesar de menos comuns, esses sangramentos são mais graves e geralmente precisam de medidas de controle mais invasivas.

Então, o que fazer nessa situação?

  1. Realize a compressão digital com os dois dedos na forma de pinça;
  2. Incline a cabeça da pessoa para frente (normalmente as pessoas colocam a cabeça para trás). Ao fazer isso, o sangue passa a escorrer para a garganta. Existe um risco de uma pessoa engasgar;
  3. Coloque gelo sobre o nariz e observe a evolução.

Se o sangramento persistir ou se apresentar grande volume de sangue, o paciente deve ser encaminhado ao pronto-socorro para avaliação médica imediatamente.

O que causa

Existem sete principais causas para o sangramento no nariz:

  • Clima seco, que causa ressecamento da mucosa nasal. É por isso que se torna mais frequente nos meses de inverno;
  • Inflamações nasais, como rinite, resfriados e sinusites;
  • Manipulação, principalmente em crianças que ficam colocando o dedo no nariz para coçar;
  • Traumas;
  • Uso de medicamentos como o ácido acetilsalicílico e anticoagulantes;
  • Presença de tumores;
  • Desvio de septo nasal e pressão alta não controlada.

Como evitar

Por ser muito mais frequente no inverno e tempo seco, recomendamos a todos lavar e irrigar bem as narinas com solução salina, que pode ser feito com seringas estéreis ou garrafas.

Mesmo assim, se tiver sangramentos com frequência, você deve procurar um médico para a correta avaliação, de preferência um otorrinolaringologista.

Esse é o objetivo do canal Doutora Ajuda: educação em saúde, informações em saúde e bem-estar confiáveis para você se cuidar melhor.

Se você está gostando do canal Doutora Ajuda, então se inscreva no canal! Para se inscrever, você tem que entrar na página do canal Doutora Ajuda no YouTube e ficar em se inscrever. Clique no Sininho para receber os vídeos toda semana.

Você gostou desse vídeo que acabou de assistir? Então curta e compartilhe com seus amigos e família!

Fonte
NARIZ SANGRANDO: O QUE PODE SER? O QUE FAZER? por DOUTOR AJUDA