Pular para o conteúdo

Mioma uterino: Sintomas, causas e prevenção


O mioma uterino é um tumor que se desenvolve no útero, sendo o tumor mais comum da pelve feminina e afetando muitas mulheres a partir dos 30 anos. Embora em algumas mulheres não cause sintomas, em outras o mioma pode provocar uma série de consequências na vida da paciente.
Existem diversos termos para o mioma uterino, sendo o mais utilizado o próprio nome mioma uterino, mas também é possível encontrar o termo técnico leiomioma uterino, e termos clássicos como fibroide uterino ou fibromas uterinos.
Esse problema é muito frequente e pode afetar até 50% das mulheres, sendo frequentemente encontrado por meio de ultrassonografia. Os miomas surgem ao longo da vida reprodutiva da mulher, quando o útero está sujeito ao estímulo hormonal dos seus hormônios relacionados à ação menstrual ou relacionados à gestação. Por vezes, o estímulo crônico do útero aos hormônios pode levar ao desenvolvimento ou crescimento dos miomas.
Os miomas são mais comuns entre os 30 e 45 anos de idade, mas em mulheres de descendência africana, eles surgem mais cedo na faixa dos 20 anos. Além disso, eles costumam ser mais numerosos nesse grupo de mulheres e mais sintomáticos, mesmo após o tratamento.
Algumas pesquisas sugerem que fatores genéticos e metabólicos podem predispôr alguns grupos de mulheres a terem mais miomas do que outros, e a obesidade e sobrepeso são considerados fatores de risco. A cada 10kg ganhos de peso, o risco aumenta gradualmente. Especula-se que nas células de gordura do organismo há uma produção aumentada de hormônios sexuais, derivados do colesterol.
Parte das mulheres com miomas não terá sintomas, sendo necessário apenas acompanhamento. Entretanto, em outras mulheres, é possível que os miomas causem muita cólica menstrual, muito sangramento e prejuízo reprodutivo, inclusive infertilidade ou abortamento. Quando os miomas crescem muito, podem atrapalhar o funcionamento intestinal e urinário pela compressão da drenagem da urina e do trânsito intestinal, além de provocar sensação de inchaço e edema nos membros inferiores.
Mas, independentemente do caso, é importante buscar informações e acompanhamento médico específico para cada situação e diagnóstico.
Fonte: Mioma Uterino: O que é, sintomas e causas da doença | Educação em Saúde Einstein por Hospital Israelita Albert Einstein