Pular para o conteúdo

Menstruação pós-parto: o que acontece e o que esperar.


Oi Total Aluno,
Como é que fica a menstruação depois do parto? A minha menstruação ainda não desceu e estou preocupada. Se essa é sua dúvida também, vem assistir esse vídeo. A gente vai conversar sobre isso.
Olá, eu sou a Dra. Luciana Herrero, médica pediatra e educadora familiar aqui no YouTube. Toda semana eu tenho dois vídeos novos feitos com muito carinho para você. Toda terça e quinta, às 10 horas. Então, quero te fazer um convite: venha se inscrever no nosso canal, clique no sininho para ficar sabendo tudo em primeira mão. E também não deixe de seguir a gente no nosso Instagram, @dralucianaherrero.
Mas vamos à pergunta, né? Aqui, essa mãe está muito preocupada porque a menstruação dela não desceu. Ela só referiu para mim quando ela fez a pergunta, daquele sangue que aconteceu logo depois do parto. Só que não era ou não era menstruação. E aí, o que você acha?
Aquele sangue que sai nos primeiros dias depois do nascimento do bebê não é menstruação. Ele é chamado de lóquios. É como se o corpo estivesse fazendo uma limpeza e tirando aqueles restos de placenta, fazendo uma faxina interna. É por isso que o sangue sai nos primeiros dias. Nos primeiros dias, você deve ter reparado que era sangue bem vermelho vivo. Depois, vai ficando mais marrom até que corta. A menstruação depende quando ela vai chegar. Se a mãe amamenta exclusivamente, ela pode demorar até seis meses, um ano para voltar a menstruar. Agora, se essa mãe amamenta misturando com fórmula, aí a menstruação pode voltar um pouco antes, em torno de quatro meses. Enfim, é muito variado. Isso depende muito do corpo da mulher e do quanto de leite materno ela produz.
Agora, se essa mulher não amamenta nada, ela pode ter uma menstruação depois de dois a três meses da chegada do bebê. Então, assim, vocês viram que não dá. Cada mulher é uma, e a variação da chegada da menstruação é bem diferente para cada uma de nós mulheres.
O importante é a gente saber que quando a menstruação chega, ela não vai ser exatamente igual é para quando estava grávida. Não vai ser tão reguladinha. Não. No começo, ela vai vir um pouco bagunçada. Pode vir com algumas falhas. Pode ser que demore um pouco mais os intervalos e, às vezes, até um fluxo pode mudar um pouco. Mas o normal é que isso, depois de alguns meses, o aparecimento da menstruação se regularize. Aí pega no tranco.
Mas se isso não acontecer, é super importante você conversar com seu obstetra, seu ginecologista obstetra, tem que ser o seu primeiro aliado, seu amigo para você sempre conversar e explicar o que está acontecendo no seu corpo.
Então, aqui vai meu recado para você: fique tranquila porque você pode sim demorar para vir a primeira menstruação, especialmente se você amamenta. E eu confesso que eu vou estar torcendo para você amamentar bastante. Mas eu quero deixar um aviso: cuidado. Não é porque você não está menstruando que você não pode ovular e você não pode engravidar. Pode sim, pode ter um escape de um óvulo e engravidar mesmo sem estar menstruando. Por isso é fundamental que você use anticoncepcionais, claro que sejam bons, né, associados à amamentação, que não diminui a produção do leite materno. Mas se você não quer outro bebê agora, eu aposto que você não quer, então use anticoncepcionais antes da primeira relação sexual. Mesmo. Não espere a menstruação chegar para você achar que só então vai ficar grávida. Não. A gravidez pode chegar de surpresa a qualquer momento. Então, se cuide, converse sempre com seu obstetra, com seu ginecologista, e você vai dar tudo certo.
Eu vou estar aqui torcendo para você. Acalma teu coração, tá bom?
Um beijo, gente. Até mais.
Continue aqui no nosso canal e nos seguindo. Aí, eu adoro você. A Dra. Lu adora os conteúdos. Quero saber mais. Eu tenho uma plataforma de cursos para ajudar você. Entra lá, conheça. Chama “BBB Mais Feliz”. Nessa plataforma, temos cursos com todos os conteúdos bem completos para ajudar que você tenha uma gestação, um parto e o pós-parto bem mais tranquilo.
Beijinho, gente.
Fonte: Como fica a menstruação após o parto? por Dra Luciana Herrero