Pular para o conteúdo

Meniere’s Disease: Causes, Symptoms, and Treatment Options. Will it be a Chronic Condition?

Doença de Meniere

A doença de Meniere recebeu o nome de um médico francês, Prosper Meniere, que descobriu que essa condição se originava no ouvido interno, não no cérebro. A doença de Meniere também é conhecida como hidropisia endolinfática idiopática primária. É um distúrbio do ouvido interno onde o líquido se acumula no labirinto ou no canal semicircular.

A doença de Meniere tem 4 sintomas principais com uma característica especial: São periódicos. Às vezes eles estão lá, atrapalhando seu dia e sua vida social. Às vezes não são, dando-lhe falsas esperanças de que a doença se foi. Até que volte mais tarde. Os sintomas são:

  • Vertigem. Você tem uma sensação de rotação que começa e para espontaneamente. Dois ou mais episódios de vertigem ocorrem sem aviso e geralmente duram entre 20 minutos a 12 horas. Assista ao nosso vídeo sobre a vertigem, pois está intimamente relacionada à doença de Meniere!
  • Perda Auditiva. No início, você perde a capacidade de ouvir sons de baixa a média frequência, ou uma mistura de baixa e alta frequência, quando ocorre uma vertigem. Mas eventualmente pode se tornar permanente.
  • Zumbido. É a percepção de ouvir algo, como zumbido, rugido, assobio ou assobio, quando na verdade não há nada.
  • Plenitude Auditiva. É quando o sofredor sente pressão ou plenitude no ouvido afetado.

Causa:

Os cientistas ainda não têm certeza sobre a causa da doença de Meniere. Mas atualmente, eles pensam que envolve tanto fatores internos, como distúrbio do sistema imunológico e má drenagem de fluidos; e por fatores externos, como infecção e alergia.

Diagnóstico:

Para confirmar a condição da Doença de Meniere, o mais importante são seus sintomas e histórico médico. Informe o seu médico o mais detalhadamente possível. Alguns dos muitos testes que podem ajudar incluem:

  • Eletronistagmografia. O teste pode ser usado para verificar a função do ouvido interno com base no movimento dos olhos.
  • Audiometria de tom puro e fala. Isso é para confirmar a perda auditiva e descartar o nervo como a causa de seus sintomas.
  • Eletrococleografia. Este teste coloca eletrodos em seu ouvido para medir a atividade bioelétrica da cóclea.
  • Timpanometria Multifrequência. Detecta a frequência de ressonância da membrana timpânica. Não é invasivo e pode ser feito rapidamente.

Condições relacionadas:

Os sintomas e testes podem ajudar a separar a doença de Meniere de outras condições semelhantes. Algumas doenças que podem ter sintomas semelhantes ou mesmo ter ligação com a Doença de Meniere são:

  • Labirintite. É o distúrbio no labirinto causado por inflamação sem acúmulo de líquido.
  • Sinusite. Tem como característica principal o acúmulo de líquido, mas ocorre na trompa de Eustáquio.
  • Otite média. Quando ocorre em uma idade mais jovem, pode levar à doença de Ménière na idade adulta.
  • A doença de Lyme, transmitida por um carrapato, uma infecção causada pela bactéria Borrelia burgdorferi pode seguir e se manifestar em perda auditiva.
  • Desordem da Articulação Temporomandibular. O tratamento para isso também pode aliviar os sintomas da doença de Ménière.

Manejo:

Ainda não há medicação curativa para a doença de Meniere, mas náuseas, vômitos e sensação de giro podem ser controlados por alguns medicamentos, por exemplo, anti- histamínicos. A cirurgia também pode ser uma opção, especialmente se a doença estiver em um estágio posterior. Por exemplo, procedimento do saco endolinfático. A cirurgia é feita para remover parte do osso mastoide para ajudar a acessar o saco e remover o líquido. Labirintectomia é quando partes das orelhas internas são removidas, eliminando a necessidade das funções de equilíbrio e audição. Seção do nervo vestibular é quando partes do nervo do ouvido interno são cortadas por cirurgia para corrigir a vertigem.

Se for necessária mais ajuda, procure comunidades ou organizações que apoiem problemas de perda auditiva.

Tenha certeza. A doença que você está sofrendo atualmente pode ser controlada, desde que você se esforce para melhorar.

Fonte: What is Meniere’s Disease? | Is it Going to Last Forever? por FreeMedEducation

Marcações: