Pular para o conteúdo

Medindo a dilatação no trabalho de parto: guia completo | Boa Gravidez




Como saber se estou com dilatação e contração

No vídeo a seguir, Patricia Moreira nos explica como podemos identificar dilatação e contração e saber quando é hora de ir para a maternidade.

Identificando a Dilatação

Para saber se estamos tendo dilatação, Patricia nos mostra uma régua (apenas ilustrativa) com a abertura do colo do útero em centímetros. O médico irá medir a dilatação com dois dedos e a abertura pode variar entre 1 e 10 centímetros.

Régua ilustrativa da dilatação

Quando atingimos 3 centímetros de dilatação, é hora de ir para a maternidade. E como saber se atingimos essa dilatação? Observando as contrações.

Identificando as Contrações

As contrações são um importante sinal de que o bebê está prestes a nascer. Se as contrações durarem cerca de 1 minuto a cada 5 minutos e forem intensas, é hora de ir para a maternidade. Mas é importante lembrar que outras coisas podem indicar que é hora de ir para o hospital, como o rompimento da bolsa ou do tampão mucoso.

Ilustração das contrações

As contrações também podem ser intensas e dolorosas na região das costas. Se as dores forem muito fortes, é sinal de que estamos com 6 a 8 centímetros de dilatação, e se o cheiro começar a incomodar, é sinal de que estamos com 6 a 9 centímetros de dilatação.

Entendendo o Processo

As contrações podem durar diferentes períodos de tempo e indicar diferentes fases do trabalho de parto. Patricia nos explica como entender o intervalo, a duração e os centímetros de dilatação.

Tabela explicativa das contrações

Lembre-se: é importante observar os sinais do corpo e buscar ajuda médica quando necessário. Assista o vídeo completo para entender melhor os sinais e dicas para acelerar o processo de dilatação.

Fonte: DILATAÇÃO NO TRABALHO DE PARTO Veja neste vídeo como medir a dilatação | Boa Gravidez por BOA GRAVIDEZ